Vi o chef francês Erick Jacquin preparando este prato na cozinha do extinto Café Antique, uma vez que entrei lá para fazer uma reportagem.
O chef estava no fogão fazendo a lentilha para uma mesa de gourmets que tinham acabado de fazer uma degustação de vinhos e estavam almoçando. Jacquin me deu uma colherada para provar. A lentilha estava espetacular: úmida sem ter molho, bem cozida porém durinha, e com sabores que se combinavam perfeitamente. Corri para casa para tentar fazer igual – a do Jacquin é incomparável, evidentemente –, mas esta receita é bem boa, experimente.
O prato fica melhor quando preparado com a lentilha francesa verde du puy – que é pequena, tem sabor delicado e textura suave. Deve ser cozida al dente, para ficar firme, íntegra. Mas é cara e mais difícil de encontrar. A boa notícia é que o prato fica ótimo também com a lentilha comum. Só não deixe juntar molho.
Ingredientes
- 1 xícara de lentilha, de preferência do tipo verde, de Puy
- 150 g de bacon cortado em cubinhos
- 1 taça vinho de branco seco
- 1 cebola média cortada em cubos pequenos
- 1 xícara de salsinha, picada fina
- Azeite para refogar
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto, moída na hora
Preparo
- 1.Cozinhe a lentilha em água com sal, até ficar al dente. Escorra e reserve.
- 2.Refogue o bacon numa frigideira com um pouco de azeite (não é para ficar crocante), junte a cebola e deixe dourar. Coloque metade do vinho e deixe evaporar bem.
- 3.Junte a lentilha cozida, deixe que os grãos cozinhem uns cinco minutos. Coloque a outra metade do vinho e deixe reduzir um pouco.
- 4.Tempere com pimenta-do-reino a gosto.
- 5.Quando estiver pronto, coloque a salsinha e mexa. Sirva quente como acompanhamento de carnes.
Dica da sommelière Daniela Bravin
“Apesar da má fama, recomendo um lambrusco, que faz excelente combinação de porco e lentilha, mas nem pense num vinho doce. A dica é o Lambrusco di Sorbara DOC Vecchia Modena Premium (R$ 73, na Casa Flora, tel. 2842-5199), seco e bastante adstringente. Vinho da região da Emilia-Romana também chamada de “la grassa” (a gorda) é perfeito com embutidos de porco.