Poucos molhos combinam tanto com essa pasta longa, fina e achatada, como os que levam frutos do mar e crustáceos. O linguine é típico da região italiana da Ligúria, que tem extensa costa, e costuma ser servido com ragu “di magro”, como os italianos chamam os molhos sem carne, preparações leves à base de peixes, crustáceos, queijos ou vegetais.
Por aqui, o momento é favorável a esse prato, já que o camarão médio está custando o mesmo que opatinho moído. Use o camarão que preferir, mas o ideal é o de tamanho médio. O grande seria desperdício, nesse caso, e o pequeno não tem o mesmo sabor.
Um cuidado importante na preparação é aromatizar a manteiga com alho picado, coar e reservar só a metade do alho para usar no final da preparação – com esse truque, o molho fica perfumado e saboroso, mas suave.
Ingredientes
- 1 pacote de massa tipo linguine
- 500g de camarão médio sem casca
- 1 xícara de vinho branco
- 100g de manteiga
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho bem picados
- ½ xícara de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo
- 1.Cozinhe a massa em 4 litros de água fervente com 2 colheres (sopa) de sal.
- 2.Derreta a manteiga com o azeite em uma frigideira grande (de preferência que comporte a massa). Ponha o alho e refogue até começar a chiar – cuidado para não mudar de cor.
- 3.Tire a frigideira do fogo, passe a manteiga por uma peneira, reserve metade do alho (dispense o restante) e devolva a manteiga para a frigideira.
- 4.Adicione o vinho branco e cozinhe a manteiga com o vinho por aproximadamente 1 minuto.
- 5.Junte os camarões à manteiga aromatizada com alho e cozinhe por aproximadamente 3 ou 4 minutos. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
- 6.Devolva o alho refogado à frigideira, mexa bem. Tempere os camarões com sal e pimenta.
- 7.Escorra a massa quando estiver cozida, mas firme (al dente) e ponha na frigideira com o molho. Salpique a salsinha. Mexa com cuidado para misturar tudo muito bem. Sirva quente.