Maçã recheada, para encerrar a refeição numa noite fria, é puro conforto. De todas as receitas que já testei, essa, de Alain Ducasse, é uma das minhas favoritas, feita com maçã golden e uma combinação de figos frescos e secos no recheio.Você pode usar a maçã verde ou até a Gala, ficam ótimas também. Tenha cuidado para não exagerar no rum ao regar o recheio, senão ele toma conta do sabor. Se preferir, use vinho do Porto.
Ingredientes
- 4 maçãs golden ou a que preferir
- 6 figos secos
- 4 figos frescos
- 2 colheres (sopa) de pistaches picados
- 3 gotas de extrato de baunilha
- 1/4 de colher (café) de canela em pó
- 1 pitada de noz moscada
- 2 colheres (sopa) de água
- 1 colher (sopa) de rum
Preparo
- 1.Corte o topo das maçãs, fazendo um chapéu de aproximadamente 2 centímetros. Com uma colher, retire o miolo das maçãs, pique bem e ponha em uma tigela. Junte os pistaches picados.
- 2.Ponha os figos secos em uma tigela pequena com água e deixe por 10 minutos. Tire da água, pique os figos e ponha na tigela com as maçãs.
- 3.Corte o topo dos figos e, com uma colher, retire o miolo. Pique e ponha na tigela com as maçãs e os figos reidratados. Misture bem.
- 4.Misture a água e o rum e despeje metade do líquido na tigela com as frutas.
- 5.Recheie as maçãs com a mistura de frutas e regue com o líquido restante. Asse as maçãs recheadas e os chapéus (sem cobrir as maçãs) por aproximadamente 20 minutos ou até começarem a murchar.
- 6.Tire do forno, cubra as maçãs com os chapéus e sirva quente.