Provei esse macarrão em uma das primeiras saídas depois da fase mais dura da pandemia. Foi um momento mágico, um almoço no jardim, num domingo ensolarado, na casa dos queridos amigos Susana e Nando, que são vegetarianos, convertidos há alguns anos. Ela adaptou uma receita da Helô Bacellar. Fiz como ela, mas usei um truque: comprei uma bandejinha de vegetais para yakissoba, o que agiliza ainda mais o preparo, que é facílimo (os vegetais já vêm cortados!). É um prato leve, colorido e perfumado pelo gengibre. Experimente.
Ingredientes
- 500 g de macarrão para yakissoba pré-cozido
- 2 cebolas roxas grandes em fatias finas
- 2 xícaras de cogumelos shiitake fatiados
- 2 xícaras de cogumelos shimeji
- 8 a 10 tomates cereja
- Uma bandeja de vegetais para yakissoba (ou 2 xícaras de brócolis cozidos no vapor e cortados em pedaços; 1 xícara de acelga picada; 1 xícara de cenoura cortada em lascas finas)
- 1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes, cortada em rodelas finas
- 1 pedaço de 10 cm de gengibre, ralado
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- 50 ml de saquê
- Suco de 1 limão-siciliano
- 1 colher (chá) de óleo de gergelim
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Aqueça o azeite e o óleo de gergelim em uma frigideira grande ou panela do tipo wok e refogue a cebola fatiada até amolecer.
- 2.Acrescente a acelga, o brócolis, a cenoura e os cogumelos e deixe cozinhar por alguns minutos (uns 5 ou 6, aproximadamente) até estarem macios, mas firmes.
- 3.Ponha o gengibre, o saquê e o shoyu, misture tudo e deixe cozinhando durante mais um ou dois minutos.
- 4.Acrescente a seguir a massa para yakissoba pré-cozida, misture delicadamente, ponha os tomates cereja e deixe cozinhar durante mais três ou quatro minutos. Esprema metade de um limão-siciliano sobre a massa, misture e sirva em seguida.