Um bom molho de tomate no freezer é um ótimo curinga – vai na massa, acompanha polpetinhas, serve como base de recheios e vai bem até com uma fatia de pão de fermentação natural... O negócio é comprar tomates bem maduros, dois ou três quilos, e fazer bastante molho de uma vez para usar parte e congelar o resto em porções.
Entre tantas receitas, essa é rústica e combina com o verão: os tomates são assados, com alho, cebola, ervas aromáticas e alguns filés de anchova. Depois é só bater no liquidificador, com azeite e sal. Fica leve, cheio de sabor, uma delícia. Mas esse molho tem dois truques, que fazem toda a diferença. Primeiro, os tomates têm de estar muito maduros. E segundo, devem ir ao forno bem baixinho por mais de uma hora, até que fiquem bem assados, o que reduz a acidez do tomate. Fica ótima com massa tipo tubo como rigatone. Se tiver orégano fresco, ponha por cima da massa na hora de servir.
Ingredientes
- 2 ou 3 kg de tomate tipo italiano bem maduros
- 3 ou 4 filés de anchova em conserva de azeite
- 4 dentes de alho grandes sem casca
- 4 ou 5 cebolas pequenas (ou 2 cebolas grandes), sem casca, cortadas ao meio
- Ramos de tomilho
- Ramos de orégano fresco
- Azeite para regar os tomates
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Lave e seque bem os tomates. Corte-os ao meio no sentido vertical e ponha as metades em uma assadeira com a parte cortada virada para cima.
- 2.Tempere com sal, regue com azeite.
- 3.Distribua pela assadeira os dentes de alho e as cebolas já sem casca.
- 4.Ponha os filés de anchova sobre os tomates.
- 5.Distribua os ramos de ervas frescas.
- 6.Leve a assadeira ao forno preaquecido a 180°C e asse os tomates por aproximadamente uma hora, ou até que estejam bem assados (enrugados) e a cebola e o alho estejam macios.
- 7.Tire do forno, espere esfriar e ponha no liquidificador, com um pouco mais de azeite, pulsando para fazer o molho – sem deixar homogêneo, esse molho é rústico. Ajuste o sal se necessário.