Este molho de tomates da Marcella Hazan me criou um problema. Há anos minha receita preferida de molho de tomates é a do filho da Marcella, Giuliano Hazan. Sinônimo de cozinha mediterrânea vigorosa, perfumada, leva só tomates frescos maduros, sem pele e sem sementes, rapidamente refogados com azeite, alho (uso bem menos do que ele sugere) manjericão e sal. É fácil e tem impressionante frescor.
Acontece que na semana passada testei o molho de tomates da Marcella (que está no livro Genius Recipes), completamente diferente: os tomates são refogados na manteiga e cozinham por cinquenta minutos em fogo baixo, apenas com uma cebola grande cortada ao meio. Facílimo. Divino. Reconfortante.
Resolvi fazer os dois para comparar e fui conferir a receita exata no livro de Giuliano, A Autêntica Cozinha Italiana (Manole). Faço há tanto tempo que adaptei as medidas à minha panela e quantidade. E só aí percebi que o tal molho genial da Marcella também está no livro dele, apresentado como um dos molhos mais simples e saborosos da cozinha italiana – a receita é incrível, tem apenas dois passos. E eu nunca havia reparado nela… Fiz as duas e resolvi: de agora em diante vou alterná-las. Ou talvez deixar a do Giuliano para o verão e a da Marcella para o inverno.
Ingredientes
- 900g de tomates frescos maduros, sem pele e sem sementes (ou 2 xícaras de tomates pelados)
- 70g de manteiga sem sal
- 1 cebola média, descascada e cortada ao meio
- Sale pimenta-do-reinoa gosto
Preparo
- 1.Ponha os tomates numa panela, adicione a manteiga, a cebola e o sal. Cozinhe em fogo baixo, com a panela destampada, por 50 minutos, ou até o molho engrossar. Mexa para não grudar no fundo.
- 2.Ajuste o sal, descarte a cebola. Sirva com a massa de sua preferência.
- 1.Corte os tomates em lascas grossas.
- 2.Ponha o azeite e o alho numa frigideira e refogue até o alho começar a chiar. Junte os tomates, refogue por cinco ou seis minutos. Tempere.