Dessa vez a receita principal é o molho e a salada, o complemento. O motivo é simples, esse creme de tâmaras tem o poder de transformar algumas folhas em um prato surpreendente. O ideal é usar tâmaras do Medjol, aquelas grandes, macias, que tem mais polpa, mas como o bolso não anda para extravagâncias…
O molho pode ser mais ou menos espesso, conforme sua preferência. Fiz bem grosso – quase um purê – e caprichei na salada. Usei folhas variadas, além de um pouco de cenoura, lascas de amêndoa, queijo de cabra e figo grelhado – virou prato principal de um almoço de verão. Mas fique à vontade para inventar. Ah, a receita está em Alimentação Natural para o dia a dia (Sarah Britton, Cia de Mesa,2021). Se sobrar, guarde o molho na geladeira, em um pote bem fechado, por até 4 dias.
Ingredientes
- 4 tâmaras macias, sem caroço
- 1 xícara (chá) de folhas frescas de hortelã
- ¼ de xícara (chá) de azeite extravirgem
- 1 limão: as raspas e o suco
- 1 pitada de sal
- 2 ou 3 colheres (sopa) de água filtrada para diluir o molho (ou mais um pouco, se preferir mais líquido)
- Folhas de alface e rúcula a gosto
- ½ cenoura cortada em fatias finas tipo julienne
- 4 figos
- 4 colheres de queijo de cabra cremoso
- Um punhado de amêndoas em lâminas tostadas
Preparo
- 1.Ponha o suco e as raspas de limão no processador, acrescente a hortelã e as tâmaras. Bata até obter uma textura uniforme
- 2.Vá adicionando o azeite aos poucos, sem parar de bater. Acrescente uma ou duas colheres (sopa) de água para diluir ou mais um pouco se for necessário. Tempere com sal
- 3.Lave e seque os figos e corte-os em quatro partes.
- 4.Grelhe-os em uma chapa ou frigideira bem aquecida, sem gordura. Tire do fogo e reserve.
- 5.Distribua a salada em pratos individuais, ponha uma colher bem cheia de molho no centro de cada prato, ou, se estiver mais líquido, regue a salada com o molho.
- 6.Acrescente o figo grelhado e as colheradas de queijo de cabra cremoso. Espalhe as lascas de amêndoas e sirva.