Este pavê de paçoca está no cardápio do Las Chicas e é bom como parece. Provei no almoço da quinta-feira, quando testei o delivery do restaurante da chef Carolina Brandão (ótimo, aliás, e com bom preço, mas este é outro assunto). Gostei tanto, que mal levantei da mesa, pedi a receita para publicar. Em meia hora, a chef me enviou pelo Whatsapp; encomendei os ingredientes na padaria (para não quebrar o isolamento) e fui para a cozinha. Eu tinha outra sobremesa programada para hoje, mas resolvi trocar na última hora porque achei esse pavê delicioso - ele é bem cremoso e, apesar de tantos ingredientes doces, o chantilly sem açúcar e o sal da paçoca equilibram o sabor. De quebra, é muito fácil de fazer e aposto que vai animar seu fim de semana.
Ingredientes
- 1 litro de leite
- 1 lata leite condensado
- 100g chocolate branco picado
- 4 gemas peneiradas
- 3 colheres (sopa) amido de milho
- 1 colher (café) de extrato de baunilha
- 1 pitada sal
- 500 ml de creme de leite fresco
- 400g de paçoca de rolha
- 500g de doce de leite cremoso
Preparo
- 1.Ponha numa panela o leite, o leite condensado, o chocolate branco picado, as gemas, o amido de milho, o sal e o extrato de baunilha. Cozinhe em fogo médio, mexendo com um batedor de arame tipo fouet, sem parar, até o creme engrossar (cuidado para não se queimar, porque espirra). Cozinhe por mais 5 minutos, depois que tiver engrossado, tire do fogo e espere esfriar.
- 2.Bata o creme de leite até virar chantilly. Reserve em uma vasilha.
- 3.Lave a batedeira e bata o creme de chocolate já frio por dois ou três minutos.
- 4.Monte o pavê em camadas: comece pelo creme de chocolate, ponha por cima uma camada de chantilly, espalhe por cima colheradas de doce de leite e paçoca esmigalhada com as mãos. Repita até usar todos os ingredientes. Deixe na geladeira até a hora de servir.