Não torça o nariz para a combinação de carne-seca e vinho tinto – e resista à tentação de correr para pegar a garrafa de cachaça que, sem dúvida, vai bem com a carne. Este molho foi inspirado num prato do chef francês Pascal Valero, que provei anos atrás, quando ele assumiu o comando do restaurante Eau, do Grand Hyatt. Entre outros pratos, ele serviu um nhoque com carne-seca que ficou na minha memória: o molho escuro e brilhante, combinado com vinho tinto e carne-seca. Na primeira oportunidade, fui para a cozinha tentar copiar, seguindo a explicação que ele me deu rapidamente, ali, de pé, ao lado da mesa. Já nem me lembro das instruções, mas esse prato virou um clássico lá em casa. Compro carne-seca já dessalgada e cozida (confesso), mas não abro mão de fazer o caldo de carne.
+ 'Paladar' e Les Gourmands: menu brasileiro
Ingredientes
- 1 pacote de massa tipo penne
- 250g de carne-seca, dessalgada, cozida e desfiada, sem gordura.
- 1 cebola cortada em fatias finas
- 1 xícara de vinho tinto
- 1 xícara de caldo de carne (caseiro)
- 6 colheres de azeite
- 20g de manteiga
- 20g de farinha de trigo
- Cebolinha francesa (se preferir, use a comum) picada a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta calabresa seca em flocos a gosto
Preparo
- 1.Cozinhe a massa em abundante água fervente com sal.
- 2.Refogue numa frigideira grande a cebola no azeite até dourar, adicione a carne-seca já cozida e desfiada, refogue por aproximadamente dois ou três minutos.
- 3.Adicione o vinho, mexa bem para misturar e deixe evaporar. Desligue o fogo. Reserve.
- 4.Derreta, numa panelinha à parte, a manteiga e junte a farinha, cozinhe, mexendo este roux por alguns minutos até começar a tomar cor. Aos poucos, adicione o caldo de carne, mexendo até fazer um creme.
- 5.Ligue novamente a frigideira com a carne-seca, tempere com a pimenta calabresa, misture o molho de manteiga à carne, cozinhe por uns dois minutos. Verifique o sal.
- 6.Escorra a massa, misture com o molho, salpique cebolinha francesa picada e sirva.