Não prepare esta receita para um genovês, a menos que queira puxar briga ou começar uma discussão sobreautenticidade e nomenclatura dos pratos italianos. Este não é um pesto tradicional. Ao contrário, tem transgressões que o diferenciam dos demais molhos pestados, isto é, feitos com ingredientes pilados ou batidos até formar uma pasta.
Para começar, este pesto não leva alho, obrigatório no pesto genovês. E, além disso, outra heresia, leva creme de leite fresco, o ingrediente que emulsiona ligeiramente no liquidificador, dando o toque cremoso ao molho. Em vez de apenas nozes ou pinoles, é feito com ambos e mais amêndoas em lascas e avelãs. Dê outro nome à receita, como creme de manjericão, quase pesto pesto fake, ou o que preferir, mas não deixe de experimentá-lo.
Ingredientes
- 1 pacote de espaguete
- 5 xícaras (chá) de folhas manjericão fresco
- 150g de queijo parmesão ralado
- 1 e 1/2 xícara de frutas secas (nozes, avelãs, pinoles e amêndoas em lasca, ou apenas as que preferir)
- 50 ml de creme de leite fresco
- 1 xícara (de chá) de azeite
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Ponha 4 litros de água com duas colheres (de sopa) de sal para ferver numa panela grande.
- 2.Quando a água estiver fervendo, cozinhe o espaguete pelo tempo indicado no pacote (aproximadamente 9 minutos)
- 3.Lave e seque as folhas de manjericão e ponha no liquidificador ou processador com todos os ingredientes, exceto o azeite.
- 4.Comece a bater e vá despejando o azeite, em fio, sem parar de bater até formar um creme grosso. Prove e ajuste o sal, se necessário
- 5.Escorra a massa quando estiver al dente, ou seja, macia mas firme. Misture o pesto cremoso e sirva imediatamente.