Este é um jeito simples e rápido de transformar os sete grãos num prato interessante. Fica incrivelmente saboroso, a ponto de fazer você esquecer que é um complemento. Este da foto foi feito com uvas-passas, mas você pode usar outras frutas passas, como pera ou damasco, ou os ingredientes que preferir – já fiz e fica excelente com brócolis ou shiitake.
A Carla Pernambuco e a Carolina Brandão servem no Las Chicas uma versão excelente, que leva cenouras e avelãs tostadas. Pode ser servido quente ou em temperatura ambiente e vai muito bem com peixes, aves e carnes.
Ingredientes
- 1 xícara de 7 grãos
- 2 colheres (sopa) de uva passa branca (ou passa de abacaxi, pera, ou damasco)
- 1/2 xícara de alho-poró picado em cubos pequenos
- 1/2 xícara de cebola picada em cubos pequenos
- 2 colheres de salsinha bem picada (opcional)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Cozinhe os grãos na água com o sal. Reserve.
- 2.Aqueça o azeite numa frigideira. Refogue a cebola com o alho-poró. Adicione a passa de fruta (ou o brócolis cozido, ou ainda shiitake cru), deixe refogar uns 2 minutos.
- 3.Junte os grãos já cozidos, mexa bem, salpique a salsinha e sirva morno ou em temperatura ambiente.
SOMMELIÈRE RECOMENDA
Para acompanhar este pilaf, a sommelière Daniela Bravin escolheu um branco brasileiro da D.O. Vale dos Vinhedos, o Pizzato Chardonnay Legno 2012 (R$ 71, na winexpress.com.br). “É um vinho que passa por madeira (sem excessos), tem boa intensidade aromática e, na boca, uma gostosa acidez. Além de uma agradável untuosidade.”