Polpetone e polpetinha são estrelas da cucina povera italiana, aquela que nasceu simples, para matar a fome aproveitando as sobras, e acabou dando origem a grandes clássicos. A polpeta atravessou séculos e fronteiras e foi ganhando diferentes temperos e recheios. Essa receita é uma variação feita com berinjela, em vez de carne, pão e muçarela de búfala. Para empanar, em vez de farinha de rosca, leva farinha de arroz, um truque para deixá-la mais leve. Fica perfeita com tomate fresco ralado (à moda espanhola), temperado apenas com sal e azeite.
Ingredientes
- 2 berinjelas grandes (aprox. 500 g)
- 3 fatias de pão de forma
- 2 colheres (sopa) de leite ou água para umedecer o pão
- 1 cebola grande
- 1 ovo
- 150 g de queijo parmesão ralado
- 150 g de muçarela de búfala cortada em cubos
- 100 g de farinha de arroz
- 3 tomates maduros
- 1 e ½ xícara e mais 1 colher (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Pique as berinjelas em cubos. Cozinhe em água fervente com 1 colher (sopa) de sal por 15 minutos. Escorra numa peneira, ponha na água corrente e aperte para extrair o caldo amargo.
- 2.Aqueça 1/2 xícara de azeite em uma frigideira grande, refogue a cebola até murchar. Junte a berinjela cozida, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue por 3 ou 4 minutos.Tire do fogo e reserve.
- 3.Transfira a berinjela para um processador, junte o ovo, o pão umedecido e o queijo ralado. Bata.
- 4.Faça bolinhas pequenas com a massa de berinjela (se precisar ponha mais queijo ralado), aperte o centro, ponha um cubinho de mussarela, feche e modele.
- 5.Despeje a farinha de arroz em um prato raso, role as bolinhas na farinha. Deixe na geladeira por 30 minutos.
- 6.Tire da geladeira e frite as polpetinhas em 1 xícara de azeite quente, escorra em papel toalha.
- 7.Rale os tomates na parte grossa do ralador, escorra, ponha num pote, tempere com sal e pimenta, regue com 1 colher (sopa) de azeite e sirva com a polpetinha.