Perfeito para o verão, esse purê é tão bom que você vai querer comer de colher – mas a ideia é combiná-lo com um bife à milanesa ou lombo de porco assado. A batata-doce vai ao forno com azeite, sal, pimenta e isso faz bastante diferença no sabor. O molho só entra no purê no finzinho do preparo. Tudo fácil, exatamente como está no livro mais recente de Yotam Ottolenghi, Simples (Companhia de Mesa, 2020).
Ingredientes
- 1 kg de batata-doce com casca
- 60 ml de azeite
- 5g de folhas de manjericão picadas o máximo possível
- 5g de folhas de coentro picadas o máximo possível
- ½ dente de alho amassado
- 2 colheres (sopa) de sumo de limão tahiti
- Raspas da casca de 2 limões tahiti (só a parte verde)
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Corte as batatas ao meio no sentido de comprimento, sem tirar a casca. Tempere com sal, azeite e pimenta.
- 2.Forre uma assadeira com papel manteiga e ponha as batatas com a parte cortada virada para cima. Asse até as batatas amolecerem bem (aproximadamente 30 a 35 minutos).
- 3.Prepare o molho enquanto a batata está no forno: ponha 3 colheres (sopa) de azeite em uma tigela grande.
- 4.Pique muito bem as folhas de manjericão e coentro e misture ao azeite, acrescente o alho amassado, as raspas e o suco de limão e misture muito bem. Reserve.
- 5.Tire a batata do forno quando estiver macia. Deixe esfriar um pouco até conseguir manipular e descasque (ou raspe o miolo com a ajuda de uma colher). Ponha numa vasilha, tempere com sal e pimenta.
- 6.Amasse bem a batata até ficar com textura homogênea (eu costumo bater no processador para deixar o purê bem lisinho). Acrescente o molho e misture muito bem. Sirva quente.