Nos bons tempos do restaurante Massimo, de Massimo Ferrari, um dos clássicos da casa era o prato de nhoque com molho de tomate, camarões e pesto. Mas, como fazer nhoque leva tempo – e requer habilidades –, fiz esta adaptação, com penne - mas funciona com outros tipos de macarrão curto.
Ingredientes
- 1 pacote de penne
- 12 camarões grandes
- 6 a 8 tomates grandes e maduros
- 1 dente de alho para o molho + 1/2 dente para o pesto
- 8 colheres (sopa) de azeite para o molho + 3 para o pesto
- 1 maço pequeno de manjericão
- Sal a gosto
Preparo
- 1.Cozinhe a massa em 4 litros de água fervente com duas colheres de sal. Respeite o tempo indicado na embalagem.
- 2.Lave os tomates e faça uma cruz em uma das extremidades. Reserve.
- 3.Leve ao fogo outra panela com água. Quando ferver, coloque os tomates na água e fique de olho: assim que a pele soltar próxima à cruz, escorra os tomates. Tire a pele e corte em metades, no sentido do comprimento. Com os dedos tire as sementes. Corte o tomate em fatias.
- 4.Numa terceira panela com água, cozinhe rapidamente os camarões (até mudarem de cor, uns dois ou três minutos apenas).
- 5.Ponha o azeite e o alho numa frigideira, acenda o fogo e assim que começar a chiar junte os tomates. Cozinhe por cinco minutos, tempere com sal. Desligue o fogo e mantenha na panela.
- 6.Num processador, bata o manjericão, o alho, azeite. Tempere com sal. Reserve.
- 7.Escorra a massa, misture com o molho, ponha os camarões e, por cima, um pouco de pesto. Decore com folhas de manjericão.
Dica da sommelière Daniela Bravin
Para essa massa escolhi o delicioso vinho da Gasconha La Galope de L’Herré Sauvignon Blanc 2012 (R$ 65, na enprimeur.com.br) que é extremamente fresco e possui refrescante acidez. Outra boa pedida é o rosé Crane Lake White Zinfandel 2012 (R$ 55, na vinno.com.br), californiano produzido com a uva Zinfandel, de bom corpo e muito suculento.