Quem cozinha tem sempre uns curingas – este é um dos meus. Um molho cheio de sabor, fácil de fazer e sem erro. Ele nasceu inspirado em um clássico italiano, o molho à boscaiola, que leva cogumelos frescos e secos, além de alho e tomate. Uma vez acrescentei bacon à receita e nunca mais deixei de usar, a gordura e o sabor do bacon arrematam conjunto. Com uma dose de queijo parmesão ralado na hora então, é puro conforto. É claro que o prato fica melhor com cogumelos secos italianos (funghi porcini), mas dá certo também com o chileno e o nacional. O ideal é servir este molho com massas em forma de tubo, como penne ou rigatoni.
Ingredientes
- 500g de massa tipo rigatoni
- 1 lata de tomate pelado
- 20g de cogumelos secos
- 50g de cogumelos em conserva
- 100g de bacon em cubinhos
- 1 dente de alho picado
- 2 minicebolas em cubinhos
- 8 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 1/2 xícara de salsinha fresca picada bem miudinha
Preparo
- 1.Aqueça duas xícaras de água numa panela. Tire do fogo e ponha nela os cogumelos secos. Deixe hidratar por meia hora. Coe os cogumelos com um pano ou filtro de papel (para café) e reserve a água.
- 2.Aqueça o azeite numa frigideira grande, refogue a cebola e adicione o bacon. Deixe refogar por 3 ou 4 minutos, mexendo.
- 3.Adicione os cogumelos secos reidratados e deixe refogar por um minuto. Adicione o alho picado, refogue por 30 segundos. Junte metade da água dos cogumelos e deixe evaporar.
- 4.Escorra os cogumelos em conserva e ponha na frigideira, mexa para misturar.
- 5.Junte os tomates e o suco, a outra metade da xícara de água dos cogumelos e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos, mexendo de vez em quando.
- 6.Tempere com sal e pimenta. Acrescente metade da salsinha.
- 7.Cozinhe a massa até estar firme e macia (al dente) e misture com o molho, salpique a salsinha restante e sirva quente, com queijo parmesão ralado.