O pesto alla trapanese, também conhecido como pesto alla siciliana, leva tomates, amêndoas, alho, azeite e queijo. É a versão criada na Sicília para o pesto genovês, feito com manjericão, alho e azeite (originalmente) socados em pilão. Surgiu na época das grandes navegações – nos séculos 13 e 14 – quando os barcos de Gênova paravam no Porto de Trapani na volta de suas viagens ao Oriente e os marinheiros aproveitavam o azeite e o manjericão locais para matar a saudade do pesto. Os sicilianos pegaram a ideia e o método de preparo mas incorporaram produtos locais: tomate e amêndoa.
O pesto alla trapanese é um molho frio, tradicionalmente servido com uma pasta curta caseira enrolada, chamada busiate. Mas combina com tubos em geral, como o rigatone. Essa versão não é a tradicional pois leva também anchovas curtidas em azeite, mas é bastante popular. É fácil de fazer e dura duas semanas na geladeira.
Ingredientes
- 500 g de massa tipo rigatoni
- 100 g de amêndoas sem pele
- 2 dentes de alho
- 1 maço de manjericão
- 1 pimenta-vermelha fresca sem as sementes, picada
- 6 filés de anchova
- 400 g de tomate cereja
- 40 g de queijo parmesão
- 40 ml de azeite de oliva extra-virgem
Preparo
- 1.Cozinhe a massa em 4 litros de água fervente com 2 colheres (sopa) de sal até que esteja macia, mas firme (al dente).
- 2.Ponha no processador o azeite, o parmesão, as amêndoas, o alho e a pimenta.
- 3.Com o processador em funcionamento (se possível, senão faça aos poucos), ponha as folhas de manjericão, os filés de anchova e ⅔ do tomate cereja.
- 4.Bata até obter uma pasta.
- 5.Prove.
- 6.Ajuste o sal e o azeite, se necessário.
- 7.Corte os tomates restantes ao meio.
- 8.Reserve.
- 9.Escorra a massa.
- 10.Misture o molho.
- 11.Acrescente 2 colheres (sopa) da água do cozimento.
- 12.Mexa para incorporar bem o molho à massa.
- 13.Transfira para o prato de servir.
- 14.Distribua os tomates cortados e algumas folhas de manjericão.
- 15.Sirva quente.