Ando viciada nessa salada que achei em A Change of Appetite, de Diana Henry (sem edição em português), o livro que marca a guinada da escritora inglesa best seller em direção à comida leve e fresca. Deliciosa, refrescante e facílima de fazer, é uma ótima sugestão para celebrar o Dia da Mulher.
A combinação de melão, gengibre e pepino é inspirada em uma receita típica de Miamar (ex-Birmânia), cujo sabor e o frescor são realçados pelo molho de peixe, um condimento salgado e complexo, feito com peixe fermentado, indispensável à cozinha asiática e que está ganhando o mundo. É fácil de achar em lojas de produtos asiáticos, não é caro, e você vai encontrar cada vez mais maneiras de usá-lo. Aposto. Ah, deixe a salada na geladeira. Só na hora de servir, misture o coco fresco ralado, as ervas frescas e o amendoim tostado.
Ingredientes
- 3 xícaras de melão sem casca cortado em cubos
- 2 xícaras de pepino sem casca cortado em cubos
- 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 2 cebolas pequenas tipo echalote bem picadas
- 1 pedaço de gengibre de aproximadamente 5cm, descascado e cortado em fatias finas
- 1 colher (sopa) de molho de peixe
- Suco de 2 limões
- 1 e ½ xícara de folhas frescas de hortelã, coentro e manjericão, grosseiramente picadas com as mãos
- ½ xícara de coco fresco fatiado (ou ralado grosso)
- 3 colheres (sopa) de amendoim descascado e torrado
Preparo
- 1.Misture os cubos de melão e de pepino em uma tigela grande. Acrescente o molho de peixe e o suco de limão, mexa e reserve
- 2.Aqueça o óleo de gergelim em uma frigideira e refogue a cebola até murchar. Junte o gengibre e cozinhe por um minuto. Tire do fogo, deixe esfriar e misture à salada.
- 3.Cubra a tigela com filme plástico e deixe na geladeira até a hora de servir
- 4.Tire da geladeira, espalhe por cima o amendoim, as ervas frescas, o coco e sirva imediatamente.