Sanduíche de ovo é uma daquelas receitas que nasceram em situação de escassez, mas acabaram virando clássicas. O ovo frito entre duas fatias de pão começou a ficar popular na Europa, durante a Primeira Guerra, mas mesmo com o fim do racionamento, continuou fazendo sucesso. O mundo todo come pão com ovo em uma infinidade de variações – frito, cozido, mole, mexido, com ou sem complementos que vão dos embutidos aos vegetais.
Esse aqui é feito com uma salada de ovos simples e fica leve porque leva iogurte em vez de maionese. Usar ovos mornos e com a gema mole faz toda a diferença… É um sanduíche reconfortante e delicioso. Perfeito para um dia de preguiça de cozinhar. Na primeira vez, siga à risca a receita da inglesa Anna Jones, publicada no livro Um jeito moderno de comer (Ed. Alaúde). Nas próximas, fique à vontade para incluir queijos, embutidos, folhas ou vegetais. Mas não precisa, garanto.
Ingredientes
- 8 fatias de pão de fermentação natural
- 6 ovos caipiras
- 2 pepinos em conserva finamente picados
- 2 colheres (sopa) de mini alcaparras
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural
- 1 colher (sopa) de mostarda Dijon
- 1/2 limão siciliano (raspas e suco)
- Dill e salsinha frescos picados a gosto
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Ponha os ovos em uma panela, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, marque 6 minutos (se os ovos forem muito grandes, deixe um pouco mais)
- 2.Ponha o iogurte e os demais ingredientes (exceto o pão) em uma tigela, mexa, prove e ajuste o tempero se necessário.
- 3.Escorra os ovos em água corrente fria, descasque, pique e ponha na tigela com o molho. Misture
- 4.Se o pão estiver fresco, espalhe o recheio de ovos sobre 4 fatias e cubra com as outras 4 fatias. Sirva imediatamente. Se o pão não estiver fresco, toste-o levemente antes de fazer os sanduíches.