Uma colherada de chantilly levemente salgado com um toque de ervas aromáticas é o que faz toda a diferença nesta receita. E é incrível como uma sopa creme de ervilha, bem básica, ganha em sabor, cor e apresentação apenas com esse truque.
A receita é simples e combina com dias de meia-estação, com manga curta e casaco leve. Embora não faça feio se o tempo esfriar. Para dar certo, o chantilly tem de ser feito na hora. A sopa pode ser preparada antes.
Ingredientes
- 30g de manteiga
- 1 cebola pequena picada em cubos
- 5 talos de cebolinha francesa (ciboulette)
- 400g de ervilhas frescas congeladas
- 600 ml de caldo de legumes
- 240 ml de creme de leite fresco
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Preparo
- 1.Derreta a manteiga numa panela e refogue a cebola até amolecer. Junte as ervilhas, adicione o caldo de legumes e cozinhe até amolecer bem as ervilhas.
- 2.Tire do fogo. Ponha as ervilhas no liquidificador, bata um pouco, junte o caldo e bata bem até virar um creme.
- 3.Devolva à panela, acrescente metade do creme de leite, sal, pimenta e leve ao fogo para aquecer.
- 4.Pique a cebolinha francesa.
- 5.Bata a outra metade do creme de leite fresco até o ponto de chantilly. E salpique com metade da cebolinha francesa picada.
- 6.Distribua as sopas nos pratos de servir. Ponha uma colherada cheia de chantilly salgado e salpique com mais cebolinha
Dica da sommelière Daniela Bravin
O prato leve pede brancos contidos e com certa untuosidade, caso do sul-africano Chenin Blanc Kloof St. (R$ 80, na Qual Vinho, 3032-1007 ) da Mullineux Family Wines e do Bordeaux branco Les Clos de Reynon (R$ 57,60, na Casa Flora, 2842-5199).