Morango e vinagre balsâmico vão sempre bem juntos, mas nesta calda eles se envolvem de maneira particularmente deliciosa, realçando o sabor um do outro. A acidez delicada do vinagre soma-se à do morango, e ele ainda empresta delicada doçura ao conjunto, especialmente depois de fervido e reduzido à textura de xarope. O fato é que, contrariando todas as teorias de que não se deve ferver o balsâmico, esta calda dá muito certo. Sobre o sorvete de creme (ou, se quiser sofisticar, sobre uma porção de fromage blanc fresco geladinho), ela compõe uma sobremesa surpreendente, com pouco açúcar e sabor complexo. A receita está no livro Modern Sauces, de Martha Holmberg, sem edição em português. É fácil e rápida de preparar, do tipo que dá para improvisar quando você quiser aproveitar aquela caixinha de morangos que está na geladeira. Só não vale usar extrato de baunilha ruim.
Ingredientes
- 50g de açúcar mascavo
- 340g de morango
- 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
- Uma pitada de sal
- 60 ml de vinagre balsâmico
Preparo
- 1.Lave e seque os morangos e corte-os em oito partes, no sentido vertical. Ou corte-os como preferir.
- 2.Ponha o vinagre balsâmico, o açúcar e o sal numa panela de tamanho médio; mexa para misturar bem os ingredientes e deixe ferver por um ou dois minutos, até virar um xarope leve.
- 3.Junte o morango, mexa cuidadosamente e deixe cozinhar por mais uns cinco minutos. Ele tem de amolecer levemente, sem desmanchar.
- 4.Tire do fogo, adicione o extrato de baunilha, misture delicadamente e deixe esfriar.
- 5.Sirva em temperatura ambiente, sobre sorvete de creme.
Dica de vinho
A personalidade desta sobremesa está na calda. Para acrescentar nova dimensão de especiarias e frutas secas recomendo o Porto Quinta da Romaneira Tawny 10 anos (R$ 156, na portusimportadora.com.br). Por ser um Tawny não muito velho, o frutado faz conexão com a calda. Notas amendoadas completarão o conjunto.