Desde que as demoiselles Tatin inventaram a torta de maçã invertida (por distração, diz a lenda), em 1888, no hotel que mantinham no Vale de Loire, no param de surgir versões da receita, que acabou virando uma técnica para assar frutas e vegetais variados. Essa tarte tatin de abacaxi está no livro Natural, de Alain Ducasse (Senac, 2012), e pode ser uma boa sobremesa para o Dia das Mães. Combina a acidez da fruta com a doçura do caramelo…
Tarte tatin não é difícil de preparar, mas requer alguns cuidados – nesse caso, como o abacaxi tem muito líquido, é preciso cortar fatias finas e deixá-las na geladeira por pelo menos 2 horas antes de usar. Mas, ainda que o suco escorra e encharque a massa folhada (a minha escorreu um pouco), a sobremesa não perde a graça. Tarte tatin costuma ser servida quente, com sorvete. Essa, porém, é melhor gelada!
Ingredientes
- 1 massa folhada pronta
- 1 abacaxi maduro
- 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
- 100 g de açúcar
- 50 g de manteiga
Preparo
- 1.Corte o abacaxi em fatias de 3 a 5 mm e ponha em uma peneira para escorrer o líquido. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas.
- 2.Ponha o açúcar e a manteiga em uma frigideira que possa ir ao forno. Aqueça em fogo baixo, mexendo até dissolver o açúcar. Pare de mexer assim que derreter e espere escurecer e formar um caramelo.
- 3.Acomode as fatias geladas de abacaxi no caramelo, sobrepondo ligeiramente as bordas. Cozinhe por 5 ou 6 minutos.
- 4.Desligue o fogo e cubra a frigideira com a massa folhada. Asse por 10 ou 15 minutos até dourar.
- 5.Tire do fogo, espere esfriar. Vire a torta sobre um prato grande e mantenha na geladeira até a hora de servir.