Mistura delicadíssima de frescor e maciez em camadas, essa é uma das incontáveis variações do tiramisù - o doce italiano tem jeito de clássico e inspira receitas no mundo todo, mas está longe de ser um ancião, nasceu há menos de 50 anos em um restaurante no Vêneto.
A receita original leva apenas café, biscoito champanhe, mascarpone e cacau em pó e ganhou fama depois de ter sido publicada numa revista em 1981. Da fórmula tradicional, este tiramisù de morango mantém apenas o mascarpone e o biscoito champanhe.
Mas é uma maneira deliciosa e surpreendente de aproveitar a fruta que está em plena temporada - a safra vai de agosto a outubro -, portanto o morango está exuberante, abundante e com bons preços. A receita, bem fácil de fazer, é do Il Libro del Tiramisù (LT Editore, sem edição em português).
Ingredientes
- 2 pacotes de biscoito champanhe
- 500g de creme de ricota
- 250g de queijo mascarpone
- 150g de açúcar
- 600gde morangos frescos (aproximadamente 3 caixinhas)
- 4 laranjas
- 1 anis-estrelado
- 1 pau de canela
- Um pedacinho de gengibre fresco
Preparo
- 1.Lave e seque bem as laranjas, raspe as cascas (sem a parte branca) e reserve.
- 2.Esprema as laranjas, ponha o suco em uma panelinha com 50g de açúcar, o anis, a canela e o gengibre e leve ao fogo. Mexa para dissolver o açúcar e deixe ferver por uns 5 minutos. Tire do fogo, coe para separar os sólidos e reserve.
- 3.Lave, seque bem e corte os morangos em fatias. Reserve.
- 4.Em uma vasilha grande misture o creme de ricota e o mascarpone, os 100g restantes de açúcar e as raspas da casca de laranja.
- 5.Monte o doce em um pote grande ou em potinhos individuais: molhe os biscoitos na calda de laranja, um a um, forre o fundo do pote, espalhe por cima um pouco de creme e cubra com morangos fatiados. Vá intercalando as camadas até usar todo o creme, os biscoitos e os morangos. Mantenha na geladeira, protegido por filme plástico, até a hora de servir.