Acabei transformando sobras de arroz e de carne-seca em um tirashi do sertão. Fiz uma farofa simples, cortei a banana-da-terra em cubinhos e grelhei, depois montei numa tigela, em camadas. Sabe que ficou bem bom, além do charme, a tigela permitiu pegar um pouco de tudo em cada garfada, ou melhor, a cada pegada com hashi. Cozinhar a carne-seca dá bastante trabalho, tem de dessalgar, cozinhar e desfiar – confesso que muitas vezes compro pronta, já desfiada. E costumo inventar maneiras de aproveitar as sobras. Essa vai pra seleção.
Ingredientes
- 2 xícaras de carne-seca cozida e desfiada
- 2 xícaras de arroz cozido
- 1 cebola pequena cortada em fatias finas
- 1 talo de cebolinha fresca cortada em rodelas
- ½ xícara de salsinha fresca picada
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 1e 1/2 xícara de farinha de mandioca crua
- 1/2 de xícara de manteiga para a farofa
- 1 colher (sopa) de manteiga para refogar a abóbora
- 2 bananas-da-terra cortadas em cubinhos
- 1 colher (sopa) de óleo de canola ou girassol
- 1 xícara de abóbora ralada no ralo grosso
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Preparo
- 1.Aqueça o azeite em uma frigideira, refogue a cebola até murchar e acrescente a carne-seca desfiada. Cozinhe, mexendo por 3 ou 4 minutos. Junte cebolinha e salsinha, tempere com um pouco de sal e pimenta e misture. Tire do fogo e deixe esfriar.
- 2.Derreta 1 colher (sopa) de manteiga, refogue a abóbora por um ou dois minutos, acrescente 2 ou 3 colheres (sopa) de água e deixe cozinhar até amolecer. Tempere com sal. Tire do fogo.
- 3.Aqueça o óleo em outra frigideira e grelhe os cubos de banana-da-terra, sem mexer, por alguns minutos, até começar a dourar. Vire e doure do outro lado. Tire do fogo.
- 4.Derreta a manteiga em uma outra frigideira, despeje a farinha, tempere com sal e toste, sem parar de mexer, até a farinha pegar cor.
- 5.Aqueça o arroz e distribua no fundo das tigelas. Ponha por cima uma camada de carne seca, uma camada de farofa e cubinhos de banana. Sirva.