Não conheço torta de queijo melhor e mais fácil de fazer que esta do Gula Gula. O restaurante carioca está completando 35 anos – nasceu pequeno no Leblon, hoje é uma rede com 18 lojas e se prepara para desembarcar em São Paulo.
Essa receita virou um clássico na minha casa desde que foi publicada no livro Gula Gula – Comida bossa-nova, editado pelo Senac-Rio, em 2002. Fiz uma única adaptação: a receita original combina ricota e queijo minas fresco. Uso apenas queijo – se quiser fazer a original, divida ao meio a quantidade de queijo e inclua igual quantidade de ricota.
Ingredientes
- 140g de manteiga sem sal
- 1 ovo
- 220g de farinha de trigo
- 2g de fermento em pó
- 500 ml de creme de leite fresco
- 250g de queijo minas fresco
- 45g de queijo parmesão ralado
- 6 ovos
- 1 pitada de noz-moscada
- 2g de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
Preparo
- 1.Corte a manteiga em cubos e ponha numa vasilha funda. Junte o ovo, a farinha, o sal e o fermento. Misture com as mãos até formar uma massa homogênea.
- 2.Forre com a massa os fundos e as laterais de uma fôrma redonda de 30 cm de diâmetro e fundo removível (não precisa untar). Ponha a fôrma com a massa num saco plástico e leve à geladeira por pelo menos meia hora.
- 3.Bata os ingredientes do recheio no liquidificador até obter um creme grosso e homogêneo.
- 4.Tire a fôrma da geladeira, tire do saco plástico e cubra a massa com papel manteiga. Ponha um peso sobre a massa (feijões crus ou bolinhas de cerâmica para impedir a massa de crescer).
- 5.Asse em forno preaquecido a 220°C por 30 minutos. Tire do forno, tire o papel e o peso. Despeje o recheio sobre a massa e asse por mais 25 minutos aproximadamente até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.