Após um longo período de calor fora de hora, causado pelas constantes mudanças climáticas que têm se intensificado ao longo dos últimos meses no mundo inteiro, o frio característico de outono finalmente chegou a algumas regiões do Hemisfério Sul, incluindo o Brasil.
Essa época do ano provoca mudanças significativas no comportamento das pessoas, desde o modo de se vestir até o modo de se alimentar. O período evoca comidas e bebidas mais quentes, o que, de certo modo, tira do foco um dos produtos mais consumidos entre os brasileiros: a cerveja.
Cerveja no frio?
Os tipos de cerveja mais conhecidos em solo brasileiro são voltados para ocasiões mais quentes, entretanto existem versões da bebida que são a pedida perfeita para dias frios, e a especialista Heloisa Lupinacci cita alguns deles, que em geral são mais fortes em açúcar, corpo e nível de álcool. Conheça três tipos a seguir.
Fuller’s Golden Pride
De coloração âmbar com leve tom rosado, a Fuller’s é uma barley wine de sabor parecido com a imperial IPA. Possui notas terrosas, tem boa drincabilidade e equilibra muito bem dulçor, amargor e corpo. Tem uma taxa de 8,9% de álcool.
Paulistânia Vermelha Strong Red Lager
Com 6,2% de álcool, essa cerveja, como o nome bem aponta, tem tom avermelhado que se assemelha ao vinho, com sabor de malte intenso e notas de caramelo. É ótima para carnes em estrogonofes, fondues ou molho mostarda.
Bohemia Escura (Schwarzbier)
É uma cerveja lager com 5% de álcool e coloração marrom com reflexos avermelhados. Tem alta carbonatação (quantidade de gás) e é fácil de beber, sendo uma boa opção para acompanhar frituras em geral.
Conheça mais tipos na matéria ‘A gelada para cada dia de inverno’, por Heloisa Lupinacci, disponível aqui.