Os produtos derivados da mandioca são mais comuns em Portugal, mas a verdadeira essência do ingrediente é explorada em apenas alguns restaurantes com influências brasileiras.
A chef Laila Soares, de Juiz de Fora, escolheu Lisboa para apresentar sua gastronomia através do Uaipi. Dessa forma, ela mistura o protagonismo do aipim com toques da culinária mineira. Nesse local, é possível encontrar pratos autênticos, como um delicioso pão de queijo feito com polvilho de mandioca e a mandioca-palha, usada em vez da tradicional batata-palha em um estrogonofe.
Além de trabalhar com mandioca, a chef Laila enriquece seu cardápio com outros produtos brasileiros, como a tapioca. Outros estabelecimentos em Portugal também destacam ingredientes típicos do Brasil, como o restaurante Sol Brasil e o Acarajé da Carol.
A versatilidade da mandioca não é amplamente explorada em Portugal, tornando esses restaurantes destinos para quem deseja apreciar a iguaria em sua forma mais autêntica, como destacado por Gisele Reich em sua matéria. Leia na íntegra.