A temporada junina começou e as festas mais tradicionais da época já tomam a agenda de São Paulo, com comidinhas típicas como bolos, canjica, arroz-doce, lanches, espetinhos, maçã do amor, pinhão, cuscuz, quentão entre tantas outras.
Para te ajudar a encontrar as festas juninas da cidade, o Estadão fez uma lista e você pode conferir cinco das melhores a seguir:
Festas juninas imperdíveis
Festa Junina Nossa Senhora da Conceição
Desde o dia 25 de maio, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza a sua tradicional quermesse. A festa ocorre na praça sem cobrança de ingresso e oferece opções de pratos típicos de época, música ao vivo e muita diversão, como o bingo beneficente.
Onde: Praça Sílvio Romero, Tatuapé, até 30 de junho, aos sábados e domingos, das 17h às 23h.
Festa de Santo Antônio do Pari
A Paróquia de Santo Antônio do Pari celebra a 110° festa do seu padroeiro em 2024. A quermesse está aberta ao público durante todos fins de semana de junho, com barracas de comidas e bebidas típicas e música. Em 13 de junho, Dia de Santo Antônio, a festa durará o dia inteiro e vai das 6h às 23h.
Onde: Praça Padre Bento 13, Pari, até 30 de junho, sábados e domingos, das 17 às 23h.
Festival do milho
O Memorial da América Latina promove dois dias de celebração às iguarias preparadas com milho, muito tradicional nesse período. Além de cuscuz, pamonha, curau e canjica, integram o cardápio receitas texanas, venezuelanas e mexicanas. A entrada é gratuita e o festival ainda terá atrações musicais e brincadeiras para as crianças
Onde: avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda (entrada pelos portões 2 e 5), no dias 15 e 16 de junho, das 11h às 21h. Tem estacionamento pago nos portões 8 e 15 e bicicletário ao lado do portão 9.
Festa Junina da Consolação
A Paróquia Nossa Senhora da Consolação, na região central, realiza sua tradicional quermesse. Serão dois fins de semana com comidas e bebidas típicas, música ao vivo e barracas de brincadeiras.
Onde: rua da Consolação, 585, Consolação (ao lado da Praça Roosevelt), nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, das 18h às 23h (sábados), e até 22h (domingos).
Arraial de Moema
A 6ª edição do Arraial de Moema tem no cardápio maçã do amor, arroz doce, canjica, milho, pamonha, vinho quente, quentão e outros quitutes. A festa, que tem o apoio da Prefeitura, também conta com atrações musicais de forró, sertanejo e moda de viola, além de espaço kids, quadrilha e, no domingo, touro mecânico.
A entrada é gratuita e os pets são bem-vindos. Durante o evento serão aceitas doações de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Onde: Praça Nossa Senhora Aparecida de Moema (ao lado da estação de Metrô Moema), nos dias 22 e 23 de junho, a partir das 10h.
Como aproveitar de forma saudável
A nutricionista Tarcila Campos explicou ao Estadão que a principal dica para alcançar um equilíbrio nas festas juninas é escolher combinações de pratos que mesclem os valores nutricionais (proteínas e carboidratos, por exemplo), com as calorias praticamente inevitáveis nessa época do ano. Isso ajuda a aproveitar os benefícios dos alimentos e reduzir os prejuízos à saúde.
Ainda há aquela sugestão de consumir devagar os alimentos para promover mais saciedade ao organismo. Outra opção é fazer receitas juninas em casa, permitindo moderar os ingredientes que trazem malefícios à saúde, como o açúcar, a manteiga e o sal. Saiba mais na matéria de Giovanna Castro.
Receitas juninas para fazer em casa
Pamonha
A pamonha é um quitute tradicional das festas juninas e, apesar do trabalho, é uma receita deliciosa que também vale como uma refeição. Veja a receita completa.
Bolo de fubá
Bolos sem recheios são os mais indicados para saborear na Festa Junina, mantendo a tradição da época. Veja a receita completa.
Caldo verde
Geralmente os caldos possuem ingredientes que combinam vegetais e alguma carne, o que os tornam uma refeição completa. Para finalizar esse caldo verde, adicione um fio de azeite e sirva com fatias de pão rústico grelhado. Veja a receita completa.