Virgínia Jancso, proprietária do restaurante italiano Due Cuochi, destaca a importância de escolher um queijo parmesão de qualidade para apreciar na íntegra todos os seus sabores, aromas e texturas, especialmente quando utilizado em receitas.
Originalmente, o queijo parmesão, que é de Parma, na Itália, precisa apresentar cristais, sabor levemente adocicado e picante, textura mais firme, granulosa e sequinha. A profissional destacou esses aspectos e origem do queijo com Fernando Bonciani, gerente de gastronomia do grupo Bráz, em mais um teste do Paladar.
Paladar Testou
Profissionais da gastronomia, incluindo Virgínia Jancso e Fernando Bonciani, se reuniram em mais um teste do Paladar para descobrir quais são as melhores marcas de queijo parmesão disponíveis nos supermercados, avaliando 16 opções diferentes.
Nesse contexto, picância, textura, untuosidade e equilíbrio de sabor estavam entre os critérios de avaliação considerados pelo time de especialistas, enquanto provaram cada um dos queijos.
Para garantir um resultado imparcial, esse processo ocorreu às cegas, ou seja, com as marcas não identificadas inicialmente, apenas com cada queijo dividido por pedaços nos pratos.
A melhor marca de queijo parmesão
Após a degustação,o queijo parmesão Faixa Azul conquistou o Selo Paladar. A marca apresentou boa cura, umami evidente na boca, presença de cristais de sal e sabor equilibrado, tornando-se a melhor marca de parmesão do mercado segundo a opinião do time de especialistas.
As três melhores marcas
Embora a Faixa Azul tenha se destacado como a melhor marca, outras duas também complementaram o pódio em seguida, sendo elas a Vigor e Galbani. Veja a classificação de todas as marcas avaliadas.
- Queijo parmesão Vigor: os sabores interessantes do queijo da marca, que combinam toques de acidez, textura agradável, umami leve e cristais finos, agradaram o paladar do time de especialistas, com a marca tornando-se vice-campeã do teste.
- Queijo parmesão Galbani: em terceiro lugar no pódio, a Galbani apresentou um queijo de textura sequinha e, apesar do sabor agradável, poderia ser mais evidente na opinião dos especialistas.
Validade: queijo fechado x queijo fracionado
Os queijos fracionados, ou seja, que são vendidos em supermercados, foram escolhidos para a degustação às cegas. Eles possuem um prazo de validade diferente e menor em comparação ao queijo ‘fechado’, e geralmente essa informação está impressa na embalagem e deve ser seguida.
O queijo ‘fechado’ possui casca impermeável e pode ser armazenado por muitos anos, desenvolvendo sabores, aromas e texturas mais complexas com o passar do tempo. Este é um dos pontos interessante mencionados na matéria de Chris Campos sobre o melhor queijo parmesão do mercado.