A forma como o café afeta o corpo pode variar de pessoa para pessoa, podendo potencializar sintomas de enxaqueca ou insônia. Segundo Ensei Neto, especialista em café, a qualidade da bebida também está relacionada ao possível mal-estar que o consumidor pode sentir.
Para ele, ‘‘o preço acaba refletindo a qualidade’', o que significa que um produto de baixo custo pode indicar processos de produção menos rigorosos e até uma maior presença de substâncias não benéficas. Isso se diferencia nos produtos com preços mais altos.
Na matéria do Estadão, escrita por Adriana Moreira e Giovanna Castro, Ensei ainda destaca que, apesar do alto preço refletir a qualidade, o café pode ser consumido com açúcar ou sem, pois não existe uma maneira certa: ‘‘é mais uma questão de gosto pessoal’'. Saiba mais.
Café em cápsula: o melhor
A textura cremosa e o sabor equilibrado são características predominantes da melhor marca de café em cápsula do mercado. Essa conclusão foi alcançada após uma degustação às cegas promovida pelo Paladar, que selecionou opções de qualidade disponíveis nas prateleiras. Veja o resultado.
Café moído e torrado: o melhor
Especialistas convidados pelo Paladar se reuniram para analisar as qualidades e defeitos das principais amostras disponíveis no mercado, e três delas se destacaram como as melhores, especialmente pelas notas sutis encontradas em suas composições. Classificação completa.