O mês de junho começou e, com isso, chega a época mais fria do ano como também uma das grandes celebrações do Brasil: a festa junina. Nessa ocasião, cidades espalhadas por todo o território nacional celebram em quermesses com decorações, músicas e comidas típicas, boa parte à base de amendoim ou milho.
E dos pratos feitos com milho, um dos mais famosos é o curau uma sobremesa de consistência firme que combina leite condensado, milho verde, canela e outros ingredientes.
Preparando curau em casa
A receita para esse doce é fácil e exige pouco tempo de preparo. Os ingredientes necessários são: duas latas e meia de milho verde escorrido, leite integral, margarina, canelas em pau e em pó, leite condensado e leite de coco.
Com os itens separados, basta bater o milho com o leite integral no liquidificador, coar, misturar o creme com o leite de coco, levar ao fogo baixo por 20 minutos, adicionando o leite condensado e a margarina. Confira as instruções completas aqui.
Origem da festa junina
A festa junina é um evento que surgiu no Brasil por influência dos colonos portugueses em homenagem a três santos canonizados pelo catolicismo: Antônio, João e Pedro. A celebração é marcada por missas, procissões e quermesses que envolvem músicas e comidas típicas.
Ao longo da História, a ocasião foi recebendo influências de outros povos. De acordo com o portal FSP USP, os africanos foram responsáveis por inserir danças e elementos musicais característicos, como zabumba e tambor, já os indígenas, pelo uso da fogueira e alimentos à base de milho.
Milho, um alimento indígena
O milho é um item que faz parte da base alimentar dos povos nativos do continente americano, e por isso faz parte dos mais diferentes pratos, como pamonhas, bolos, cremes, sorvetes, sucos, tortas, massas, pudins, pães etc.