Se existe uma combinação que nunca dá errado na cozinha e que está sempre presente nos pratos do brasileiros, é o arroz e feijão. Símbolo tradicional da culinária brasileira, essa dupla é mais do que apenas clássica, pois a junção desses dois ingredientes traz benefícios à saúde.
Benefícios do arroz e feijão
Quando o arroz e o feijão são colocados juntos em um prato oferecem vitaminas, sais minerais, fibras e aminoácidos essenciais para um organismo saudável, o que não seria possível caso fossem servidos separadamente, já que suas propriedades precisam de complementar para trazer esses benefícios.
Qual a quantidade ideal de arroz e feijão?
Embora não exista uma medida padrão, que sirva para todas as pessoas, os especialistas indicam três colheres de sopa de arroz para uma de feijão durante uma refeição. Mas o que vai ditar a quantidade de cada elemento é a preferência de cada pessoa, como indica a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.
Tipos de arroz e feijão
Uma forma de encher ainda mais o prato de vitaminas é optar pela versão integral do arroz. Já no caso de feijão, é possível encontrar diversas variações nos supermercados, como feijões preto, carioquinha, branco, vermelho, jalo e rosinha. Além disso, variedades como feijão-de-corda e feijoada entram na lista.
Receitas que levam arroz e feijão
Agora que você já sabe os benefícios dessa combinação comum e deliciosa da cozinha brasileira, que tal conferir algumas receitas que levam os ingredientes? Veja a seguir:
Baião de dois simples
Quem não gosta de um prato de arroz com feijão? Essa dupla é perfeita, mas, se juntar com alguns outros ingredientes, fica tudo mais gostoso ainda. Veja a receita completa.
Feijoada
Uma das comidas mais amadas, a feijoada leva além do feijão, carnes saborosas que trazem um sabor especial ao prato, além de temperos diversos. O acompanhamento que não pode faltar é o arroz e também não esqueça da farofa. Veja a receita completa.
Rubacão, arroz com feijão-de-corda, charque, queijo e nata
O rubacão é um prato típico da Paraíba e do Ceará. Na prática, é uma variação do tradicional baião de dois - além de arroz e feijão, leva nata, ou leite. Veja a receita completa.