Testamos 20 marcas de azeite extra virgem; veja qual ficou em 1º lugar


Goles de água com gás e pedaços de maçã limparam o paladar do júri especializado, resultando em uma classificação mais eficaz; confira detalhes

Por Radar
Atualização:

Ricardo Castanho, especialista em azeites de oliva, explicou durante um teste de Paladar que azeites com faixa de preço semelhantes costumam ser ‘‘próximos sensorialmente’', mas ainda assim alguns se sobressaem em relação a outros. Esse parâmetro sensorial é um dos que definem um azeite extra virgem, junto com outros quesitos de acordo com a legislação.

Levando em consideração essa categoria e uma média de preço de até R$ 70, o Paladar reuniu Ricardo Castanho e outros especialistas para avaliarem, às cegas, 20 marcas de azeite extra virgem populares nas prateleiras dos mercados.

As 20 marcas de azeites extra virgem testadas por Paladar Foto: Tiago Queiroz
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Melhor azeite extra virgem do mercado

Após a avaliação, a Las Doscientas (Chileno) conquistou o primeiro lugar no pódio das opções de azeite extra virgem. A marca campeã se destacou em requisitos de qualidade, apresentando aroma herbáceo, amargor e picância equilibrados no sabor e um toque de alcachofra evidente.

O azeite chileno Los Doscientas é o campeão da vez no teste Paladar Foto: Tiago Queiroz
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Na sequência, as outras duas marcas em destaque foram: O.live & Co (2º), também Chileno, e Cocinero (3º), Argentino. A segunda colocação revelou uma picância marcante e sabor potente, enquanto a última posição do pódio foi notável pela intensidade e aroma forte.

Azeites de países vizinhos

Apesar das diferenças, os três produtos entregaram um sabor que sobressaiu no paladar, por isso ganharam destaque na classificação. O interessante é que todos os azeites do pódio são de países próximos.

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‘‘Um azeite produzido no Chile, por exemplo, chega muito rápido Brasil e, portanto, mais fresco do que um azeite produzido na Europa’', explica Bia Pereira, produtora do azeite premium Sabiá, sobre essa curiosidade. Confira todas as marcas avaliadas no teste completo.

Teste às cegas

Esse resultado e as considerações sobre cada azeite extra virgem ocorreram durante a degustação às cegas, ou seja, sem que as amostras dos produtos fossem identificadas inicialmente, mas avaliadas em aroma, picância e amargor. Os especialistas beberam goles de água com gás e pedaços de maçã para limpar o paladar, tornando o resultado mais eficaz.

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Para limpar o paladar, os jurados comeram fatias de maçã verde Foto: Tiago Queiroz

Ricardo Castanho, especialista em azeites de oliva, explicou durante um teste de Paladar que azeites com faixa de preço semelhantes costumam ser ‘‘próximos sensorialmente’', mas ainda assim alguns se sobressaem em relação a outros. Esse parâmetro sensorial é um dos que definem um azeite extra virgem, junto com outros quesitos de acordo com a legislação.

Levando em consideração essa categoria e uma média de preço de até R$ 70, o Paladar reuniu Ricardo Castanho e outros especialistas para avaliarem, às cegas, 20 marcas de azeite extra virgem populares nas prateleiras dos mercados.

As 20 marcas de azeites extra virgem testadas por Paladar Foto: Tiago Queiroz

Melhor azeite extra virgem do mercado

Após a avaliação, a Las Doscientas (Chileno) conquistou o primeiro lugar no pódio das opções de azeite extra virgem. A marca campeã se destacou em requisitos de qualidade, apresentando aroma herbáceo, amargor e picância equilibrados no sabor e um toque de alcachofra evidente.

O azeite chileno Los Doscientas é o campeão da vez no teste Paladar Foto: Tiago Queiroz

Na sequência, as outras duas marcas em destaque foram: O.live & Co (2º), também Chileno, e Cocinero (3º), Argentino. A segunda colocação revelou uma picância marcante e sabor potente, enquanto a última posição do pódio foi notável pela intensidade e aroma forte.

Azeites de países vizinhos

Apesar das diferenças, os três produtos entregaram um sabor que sobressaiu no paladar, por isso ganharam destaque na classificação. O interessante é que todos os azeites do pódio são de países próximos.

‘‘Um azeite produzido no Chile, por exemplo, chega muito rápido Brasil e, portanto, mais fresco do que um azeite produzido na Europa’', explica Bia Pereira, produtora do azeite premium Sabiá, sobre essa curiosidade. Confira todas as marcas avaliadas no teste completo.

Teste às cegas

Esse resultado e as considerações sobre cada azeite extra virgem ocorreram durante a degustação às cegas, ou seja, sem que as amostras dos produtos fossem identificadas inicialmente, mas avaliadas em aroma, picância e amargor. Os especialistas beberam goles de água com gás e pedaços de maçã para limpar o paladar, tornando o resultado mais eficaz.

Para limpar o paladar, os jurados comeram fatias de maçã verde Foto: Tiago Queiroz

Ricardo Castanho, especialista em azeites de oliva, explicou durante um teste de Paladar que azeites com faixa de preço semelhantes costumam ser ‘‘próximos sensorialmente’', mas ainda assim alguns se sobressaem em relação a outros. Esse parâmetro sensorial é um dos que definem um azeite extra virgem, junto com outros quesitos de acordo com a legislação.

Levando em consideração essa categoria e uma média de preço de até R$ 70, o Paladar reuniu Ricardo Castanho e outros especialistas para avaliarem, às cegas, 20 marcas de azeite extra virgem populares nas prateleiras dos mercados.

As 20 marcas de azeites extra virgem testadas por Paladar Foto: Tiago Queiroz

Melhor azeite extra virgem do mercado

Após a avaliação, a Las Doscientas (Chileno) conquistou o primeiro lugar no pódio das opções de azeite extra virgem. A marca campeã se destacou em requisitos de qualidade, apresentando aroma herbáceo, amargor e picância equilibrados no sabor e um toque de alcachofra evidente.

O azeite chileno Los Doscientas é o campeão da vez no teste Paladar Foto: Tiago Queiroz

Na sequência, as outras duas marcas em destaque foram: O.live & Co (2º), também Chileno, e Cocinero (3º), Argentino. A segunda colocação revelou uma picância marcante e sabor potente, enquanto a última posição do pódio foi notável pela intensidade e aroma forte.

Azeites de países vizinhos

Apesar das diferenças, os três produtos entregaram um sabor que sobressaiu no paladar, por isso ganharam destaque na classificação. O interessante é que todos os azeites do pódio são de países próximos.

‘‘Um azeite produzido no Chile, por exemplo, chega muito rápido Brasil e, portanto, mais fresco do que um azeite produzido na Europa’', explica Bia Pereira, produtora do azeite premium Sabiá, sobre essa curiosidade. Confira todas as marcas avaliadas no teste completo.

Teste às cegas

Esse resultado e as considerações sobre cada azeite extra virgem ocorreram durante a degustação às cegas, ou seja, sem que as amostras dos produtos fossem identificadas inicialmente, mas avaliadas em aroma, picância e amargor. Os especialistas beberam goles de água com gás e pedaços de maçã para limpar o paladar, tornando o resultado mais eficaz.

Para limpar o paladar, os jurados comeram fatias de maçã verde Foto: Tiago Queiroz

Ricardo Castanho, especialista em azeites de oliva, explicou durante um teste de Paladar que azeites com faixa de preço semelhantes costumam ser ‘‘próximos sensorialmente’', mas ainda assim alguns se sobressaem em relação a outros. Esse parâmetro sensorial é um dos que definem um azeite extra virgem, junto com outros quesitos de acordo com a legislação.

Levando em consideração essa categoria e uma média de preço de até R$ 70, o Paladar reuniu Ricardo Castanho e outros especialistas para avaliarem, às cegas, 20 marcas de azeite extra virgem populares nas prateleiras dos mercados.

As 20 marcas de azeites extra virgem testadas por Paladar Foto: Tiago Queiroz

Melhor azeite extra virgem do mercado

Após a avaliação, a Las Doscientas (Chileno) conquistou o primeiro lugar no pódio das opções de azeite extra virgem. A marca campeã se destacou em requisitos de qualidade, apresentando aroma herbáceo, amargor e picância equilibrados no sabor e um toque de alcachofra evidente.

O azeite chileno Los Doscientas é o campeão da vez no teste Paladar Foto: Tiago Queiroz

Na sequência, as outras duas marcas em destaque foram: O.live & Co (2º), também Chileno, e Cocinero (3º), Argentino. A segunda colocação revelou uma picância marcante e sabor potente, enquanto a última posição do pódio foi notável pela intensidade e aroma forte.

Azeites de países vizinhos

Apesar das diferenças, os três produtos entregaram um sabor que sobressaiu no paladar, por isso ganharam destaque na classificação. O interessante é que todos os azeites do pódio são de países próximos.

‘‘Um azeite produzido no Chile, por exemplo, chega muito rápido Brasil e, portanto, mais fresco do que um azeite produzido na Europa’', explica Bia Pereira, produtora do azeite premium Sabiá, sobre essa curiosidade. Confira todas as marcas avaliadas no teste completo.

Teste às cegas

Esse resultado e as considerações sobre cada azeite extra virgem ocorreram durante a degustação às cegas, ou seja, sem que as amostras dos produtos fossem identificadas inicialmente, mas avaliadas em aroma, picância e amargor. Os especialistas beberam goles de água com gás e pedaços de maçã para limpar o paladar, tornando o resultado mais eficaz.

Para limpar o paladar, os jurados comeram fatias de maçã verde Foto: Tiago Queiroz

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