O figo pode ser usado em uma torta, salada ou uma farofa (veja detalhes da receita abaixo). Isso significa que é um alimento versátil na cozinha, ideal para compor receitas salgadas e doces, a depender da sua preferência.
Na editoria de Saúde do Estadão, Regina Célia Pereira destaca o figo como uma fruta seca que vai além da versatilidade, oferecendo diversos benefícios à saúde.
Rico em sais minerais, flavonoides, carotenoides e vitaminas, o figo contribui para o bom funcionamento do organismo e age como um protetor natural, desde que consumido com moderação.
Frutas secas são calóricas?
Vale considerar que as frutas secas, incluindo o figo, são calóricas. Portanto, a quantidade ideal pode ser bastante flexível de pessoa para pessoa, mas é preciso consumir quantidades moderadas, contando também com uma alimentação e estilo de vida saudável.
Receitas com figo
Como mencionado anteriormente, o figo é versátil, e abaixo você pode aprender algumas maneiras de incluir esse fruto no seu cardápio, considerando a quantidade moderada, sua cor avivada e, principalmente, o seu sabor.
Farofa de figo e amêndoas
Em apenas quatro passos você completa essa receita, que leva farinha de mandioca biju, figos secos, cebolinha verde, amêndoas com pele, farinha de rosca e manteiga sem sal entre os ingredientes. Veja a receita completa aqui.
Torta de figo
O destaque desse prato é o seu toque caramelizado na parte superior. A sugestão para finalizar essa torta é desenforma-la ainda quente, mas servir com o creme inglês gelado. Veja a receita completa aqui.
Salada de figo e agrião
A salada acompanha um molho preparado rapidamente, que pode ser despejado em cima para adicionar sabor. A montagem do prato também é um ponto importante. Veja a receita completa aqui.