A Indicação Geográfica é um selo que reconhece regiões altamente favoráveis em relação ao cultivo do café, baseado em fatores como o próprio local de produção, clima e botânica -ou seja, questões naturais-, que proporcionam condições benéficas para a produção de café -diferente da maior parte das áreas.
A prova dessa particularidade é que, segundo o artigo de Ensei Neto, no Brasil, são apenas 14 regiões com esse selo, reconhecidas após um longo processo envolvendo grandes órgãos e ganhando destaque como pontos de excelência para produzir café. São elas:
- Norte Pioneiro do Paraná
- Região do Cerrado Mineiro
- Sudoeste de Minas
- Região das Matas de Minas
- Campo das Vertentes
- Sudoeste de Minas
- Região da Canastra
- Conillon do Espírito Santo
- Montanhas do Espírito Santo Caparaó
- Matas de Rondônia
- Região de Pinhal
- Região de Garça
- Alta Mogiana
- Mantiqueira de Minas
Como obter a Indicação Geográfica?
A criação da Indicação Geográfica é um desafio, mas de grande importância. Ela requer a participação de produtores e a colaboração e organização de órgãos como prefeituras, governos estaduais e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Esse é um dos principais motivos que tornam esse processo de demarcação tão longo.
Melhor café em cápsula do mercado
Esse teste foi conduzido às cegas, o que significa que as amostras não foram identificadas inicialmente, mas avaliadas por especialistas em critérios como sabor, aroma e finalização. A marca L’Or (Santuoso) foi eleita como a melhor marca de café em cápsula pelo seu aroma de frutas frescas, espuma cremosa e sabor equilibrado. Descubra detalhes de todas as marcas avaliadas neste link.
Leia também:
Receitas de com café
Pudim de café
Essa sobremesa surpreende convidados, amigos e familiares. O doce combina café coado, em grão, leite, açúcar e ovos, criando uma textura cremosa e com sabores intensos de café, mas também nuances de açúcar e caramelo. Veja a receita completa aqui.
Leia também:
Bolo de chocolate com café
Essa receita é perfeita para completar um lanche da tarde. A chef Heloísa Bacellar compartilhou com o Paladar o passo a passo para atingir um bolo macio e com sabores acentuados. Veja receita completa aqui.