Como uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café possui diversas versões disponíveis nos supermercados, desde os extras fortes, descafeinados e o mais cobiçado, o gourmet.
Mas para saber se determinado produto é mesmo gourmet é necessário seguir alguns passos. Uma dica fundamental é ficar de olho nas torras especiais descritas na embalagem. O produtor que possui um grão de destaque sempre exaltará as suas origens, a fazenda e a região do cultivo.
Outro ponto para prestar atenção são as notas sensoriais que vão mostrar se o café é mesmo especial, com amargor presente, porém sem ser sua principal característica. O produto também precisa apresentar doçura e acidez balanceados no paladar.
Além das questões de aroma e sabor, a classificação da Specialty Coffee Association (SCA) é muito importante. Um café especial costuma pontuar acima de 80 na associação. Outras certidões, como da BSCA e da Rainforest Alliance também são bem-vindas.
Mas na hora de escolher no mercado, a maneira mais fácil de identificar um café gourmet é pelo preço. O custo médio de 250g do produto costuma variar entre R$ 20 a R$ 40. Especificidades como a torra, aromatização e prêmios adquiridos costumam influenciar no valor.
Para saber mais sobre cafés gourmets e quais são as melhores opções do mercado, confira o conteúdo do Estadão Recomenda.