Café é uma bebida muito consumida em todo o mundo, e há diversos tipos no mercado. Entre eles, o café solúvel é um destaque. Mas, atenção. Eles não são todos iguais. Especialmente considerando o grão arábica, que pode passar pela liofilização, fazendo com que ele apresente maior concentração de aromas e sabores naturais em seu resultado final.
Esse café também é conhecido como café instantâneo, com suas vantagens indo além do sabor ao ser preparado facilmente. Além disso, é um tipo que pode estar entre os ingredientes de uma receita e conferir um sabor ainda mais especial.
Paladar Testou
Sabendo que o café solúvel é popular no mercado, o Paladar convidou especialistas para testar seis marcas comuns das prateleiras e descobrir a que entrega maior qualidade aos consumidores.
Considerando o arábica liofilizado, os cafés foram preparados seguindo as orientações das embalagens e posteriormente separados em copos não identificados para que a degustação ocorresse às cegas.
Durante a avaliação, os especialistas estavam analisando a intensidade da bebida, o corpo, as notas olfativas, a persistência e as notas gustativas. Desse modo, três marcas se destacaram (confira quais são abaixo). Veja todas as marcas avaliadas no teste completo.
1º lugar: Native
A marca conquistou o primeiro lugar e recebeu o Selo Paladar, que comprova a qualidade dos produtos conforme a opinião de especialistas. Esse café se destacou pelo retrogosto agradável, corpo médio-alto e dulçor marcante, resultados da produção orgânica e 100% arábica.
2º lugar: Juan Valdez
O dulçor agradável e as notas de malte dessa bebida no sabor, além de ser considerada encorpada, foram as principais características que fizeram essa marca conquistar a segunda colocação no pódio.
3º lugar: Três Corações Portinari
Em terceiro lugar, esse café é 100% arábica, conforme disseram os especialistas, e foi reconhecido pela sua intensidade de sabores que evidencia principalmente uma leve doçura no paladar.
Café liofilizado
O café arábica é hoje um dos mais cultivados ao redor do mundo, e isso pode explicar a sua popularidade. O processo de liofilização de um café, no entanto, é o que gera dúvidas.
Nada mais é do que o congelamento do ingrediente que provoca granulação, para que cristais se formem e, assim, estejam mais concentrados no resultado final da bebida, como no café solúvel.