Uma geladinha vale especialmente para acompanhar um petisco em uma sexta-feira ou o churrasco durante o fim de semana. De qualquer modo, os diferentes estilos conquistaram o coração dos brasileiros. Mas você já se perguntou se existe um copo certo para tomar cerveja?
Essa dúvida pode ser comum entre quem curte aproveitar a bebida como um todo. Paladar consultou Fernanda Ueno, da Japas Cervejaria, para entender essa questão.
Segundo Ueno, é possível, sim, tomar cerveja em qualquer tipo de copo. No entanto, ela explica que existem copos mais específicos que tornam a experiência de degustação melhor, assim como tem opções coringas.
Copo tradicional
Como um exemplo clássico, Ueno cita o copo americano, que os brasileiros utilizam muito, de forma tradicional, para ingerir cerveja em casa ou em restaurantes. ‘’É um copo muito bom para vários estilos’', complementa.
Além do copo americano
Apesar do copo americano entrar como um estilo tradicional de copo para tomar cerveja, há outros que também podem ser citados, como aqueles que possuem bordas mais altas, ideal para a vice beer.
Já os mais baixos, que geralmente possuem uma boca mais fina, são ótimos para degustar cervejas mais licorosas e fortes, o que contribui para revelar a concentração de aromas logo na entrada do copo.
Leia também
Melhor cerveja puro malte
Ficou com vontade de tomar cerveja? Experimente a melhor puro malte do mercado. Paladar reuniu especialistas para testar 13 marcas desse estilo e elegeu a de melhor qualidade.
Após o teste cego, que considerou critérios específicos em cada prova, a Spaten saiu como vencedora. Veja o teste completo aqui para saber detalhes de todas as marcas avaliadas.
Melhor cerveja sem álcool
Se você prefere bebidas sem álcool, também existe a cerveja sem álcool. Para provar uma boa opção do mercado, confira outro teste do Paladar, que avaliou sete marcas nacionais e importadas dessa cerveja. Veja o teste completo aqui.