Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 1% da população é acometida por alergia a glúten, formando o público conhecido como celíaco. Esse grupo possui uma série de restrições alimentares, que podem envolver, entre muitas coisas, pães e cervejas.
Felizmente, para os celíacos que apreciam a bebida à base de cereais e lúpulo, existe a versão sem glúten no mercado, em sua maioria pertencente ao tipo lager, e foi para facilitar as escolhas desse público específico que o Paladar realizou mais uma edição de testes.
Para a rodada, foram convocados os especialistas Kathia Zanatta, mestre cervejeira e sommelière; o jornalista e sommelier Luís Celso Junior; o curador de cervejas e dono de bar Natanael Bertholo, e Yumi Shimada, celíaca e co-fundadora da cervejaria Japas. Juntos, eles analisaram seis marcas de cervejas sem glúten, levando em consideração sete critérios: carbonatação, retrogosto, aroma, persistência da espuma, aparência, sabor e drinkability (isto é, a facilidade para beber).
Após o teste, os resultados foram expostos em um ranking, cuja primeira colocação foi ocupada pela marca Farrapos, que oferece uma Pilsen muito saborosa, com aroma sutil e bem equilibrado entre lúpulo e cereal, amargor bem comedido, bem encorpada e fácil de beber.
O ranking completo e as avaliações detalhadas dos jurados estão disponíveis na matéria ‘Qual é a melhor cerveja sem glúten do mercado?’, por Danielle Nagase. Leia na íntegra aqui.