A cerveja é uma das bebidas favoritas dos brasileiros e no verão costuma ser uma das estrelas no almoço de domingo ou nos bares da cidade. Com tantos tipos da bebida disponíveis atualmente, há ainda aquelas cervejas que combinam mesmo com o calor.
Ao Paladar, os mestres cervejeiros Rodrigo Louro e Kathia Zanatta explicaram quais são as cervejas que são a cara dos dias de sol intendo.
Para os especialistas, as cervejas de sabor mais leve e com teor alcoólico mais baixo são ideais para os dias quentes. Entre as justificativas está a tendência em se consumir maiores quantidades da bebida para espantar o calor.
Além disso, eles sugerem procurar por cervejas sem pasteurização. Segundo Louro, as cervejas armazenadas a frio e com ausência de pasteurização apresentam uma qualidade superior, principalmente quando se trata das cervejas com frutas, uma vez que os sabores das opções sem pasteurização são mais leves e frescos.
Cervejas frutadas
As cervejas que remetem aos sabores de frutas são ótimas apostas para os dias quentes. As frutas costumam ser adicionadas no processo de maturação e fermentação da cerveja, contribuindo com os sabores característicos das polpas, cascas e sementes na bebida, contribuindo para a sensação de refrescância.
Os melhores tipos de cerveja para o calor
- Witbier: são cervejas à base de trigo, leves e de baixo teor alcoólico.
- Session IPA: a presença de “Session” nos rótulos indica que a cerveja apresenta menor teor alcoólico.
- Lager: a recomendação ficou com as lagers mais leves, como as American Lager ou Pilsen;
- Sour: as cervejas de perfil de sabor mais inclinado ao azedo são refrescantes e fáceis de beber em volumes um pouco maiores.
Para saber mais sobre os tipos de cerveja e e como harmonizá-las no calor, leia a matéria completa aqui.