O chá é uma bebida milenar e que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Entre 2013 e 2020, um aumento expressivo no consumo chá ocorreu no país, de 25%, quase duas vezes maior que a média mundial de 13%, segundo a Euromonitor International.
Os brasileiros têm aprendido a apreciar cada vez mais os vários tipos de chá e isso não envolve apenas a versão em bebida, mas também como ele pode compor outras receitas. Apesar de o chá ser encontrado em forma de líquido para beber, ele também pode ser usado para cozinhar.
De acordo com a professora de bebidas e harmonização da Universidade Anhembi Morumbi, Graziela Von Kossel, é possível preparar carnes, como o vitelo cozido com chá preto e vegetais, e levar um sabor bem interessante para o prato. A seguir, veja três receitas para fazer com chá.
Arroz japonês regado com chá
Este prato típico japonês é composto por arroz regado com chá e servido com ameixa em conserva. Veja a receita completa aqui.
Cookie levain de matcha com uvas passas e castanha-de-caju
Esta receita de cookie leva uvas passas e castanha-de-caju, além de matcha, que é a grande estrela e dá um toque especial de sabor. Veja a receita completa aqui.
Ravióli de erva-mate com abóbora e molho vegetal
Neste prato, a erva-mate é usada como tempero e dá ainda mais complexidade a massa, adicionando aromas e sabores. Veja a receita completa aqui.
Benefícios para a saúde
O chá é uma bebida apreciada há milênios, e seu consumo traz diversos benefícios para a saúde. De acordo com a nutricionista especializada em fitoterapia Thaís Barca, os chás são ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios, ajudando a reduzir doenças cardiovasculares, melhorar o colesterol HDL e diminuir a absorção do colesterol LDL. Além disso, os chás auxiliam na manutenção e perda de peso, sendo recomendados para quem busca um estilo de vida mais saudável.
Thaís destaca que, embora o chá tenha muitos benefícios, é importante consumir com moderação e estar atento às contraindicações. Pessoas com doenças renais, hepáticas ou cardiovasculares devem evitar o consumo excessivo de chá devido ao teor de cafeína, que pode irritar a mucosa gástrica e piorar gastrites ou úlceras. Grávidas também precisam ter cuidado, pois alguns chás podem interferir na gravidez e até serem abortivos.
Diferença para o Café
Para quem busca reduzir o consumo de café, o chá pode ser uma excelente alternativa. A professora de bebidas e harmonização da Universidade Anhembi Morumbi, Graziela Von Kossel, explica que o chá oferece uma forma diferente de cafeína, proporcionando foco e concentração sem o “pico” energético intenso do café. Os monges, por exemplo, utilizam o chá para meditação e períodos de silêncio devido a essas propriedades.
Em termos de cafeína, o chá apresenta quantidades menores em comparação ao café. Thaís Barca detalha que uma xícara de chá verde pode conter até 61 miligramas de cafeína, enquanto o chá preto pode chegar a 81 miligramas e o chá branco a 40 miligramas. Em comparação, uma xícara de café pode conter até 200 miligramas de cafeína. Portanto, o chá pode ser uma opção mais suave e igualmente eficaz para quem deseja manter-se alerta e concentrado. Para saber mais sobre chá, leia a matéria completa.