O chef Rodrigo Oliveira tem uma ótima sugestão de prato para os dias mais quentes e indica o preparo de Ceviche, um prato fácil de fazer, saboroso e refrescante. O ingrediente principal da receita é o peixe, que deve ser fresco.
Segundo o chef do restaurante Mocotó, em São Paulo (SP), o melhor peixe para fazer ceviche é o pescado mais fresco do dia.
“Peixes brancos de carne firme, com boa textura, funcionam muito bem, são infalíveis”, explicou o cozinheiro ao Band Receitas. Outras sugestões do veterano também são bijupirá e tilápia.
A origem do ceviche
O ceviche, um ícone da culinária peruana, é um prato muito antigo que surgiu ainda com o povo Mochica. De início, esta receita ancestral, com mais de dois mil anos de história, levava peixe marinado em suco de tombo ou curuba, frutos similares ao maracujá. Recentemente, pesquisadores confirmaram que durante o Império Inca, o peixe era marinado em ‘chicha de jora’, uma bebida alcoólica andina. Foi com a chegada dos espanhóis que o ceviche ganhou limão.
Embora o ceviche seja tradicionalmente peixe marinado em acidez, hoje existem inúmeras variações. Mariscos, camarão, polvo e até vegetais estão entre os ingredientes das receitas contemporâneas de ceviche. Essas versões são não apenas deliciosas, mas também simples de preparar, refletindo a diversidade e a evolução deste prato emblemático da cozinha peruana.
Receitas fáceis de ceviche
Se você curte ceviche e quer testar novas versões em casa, confira também as receitas indicadas pelo chef Edgard Villar, do restaurante Rinconcito Peruano: ceviche de salmão, ceviche de frutos do mar, ceviche de pescado, ceviche de camarão e ceviche vegetariano.
Leia também:
Receitas testadas e aprovadas
O Paladar tem uma série de receitas testadas e aprovadas que podem ser replicadas em casa. Entre elas, estão várias opções com peixes, confira aqui.