O chocolate é uma paixão mundial e pode ser encontrado facilmente em mercados do Brasil e de outros países em várias versões, como ao leite, branco e amargo.
Mas com tantos tipos e sabores disponíveis nos supermercados será que existe um que é mais saudável? A resposta é sim. Portanto, pessoas que estão de dieta ou que precisam controlar a alimentação, também podem apreciar um docinho.
Chocolate amargo e meio amargo
O tipo de chocolate mais vantajoso para esses grupos é aquele que conta com uma menor quantidade de açúcar e gordura e, consequentemente, com uma concentração mais expressiva de cacau. Assim, dois tipos de chocolates são indicados: os meio amargos, que contam com pelo menos 55% de cacau, e os amargos, com 70% de cacau.
Vale destacar que pessoas com diabetes devem priorizar os chocolates sem açúcar (diet), enquanto aquelas que têm colesterol alto podem optar por produtos com teor reduzido de gorduras (light). Para saber mais sobre os tipos de chocolate, leia a matéria de Lara Castelo, no Estadão.
Qual é a melhor marca de chocolate em barra?
Muito tem se falado sobre a qualidade dos chocolates e para descobrir as melhores marcas do produto, o Paladar promoveu uma degustação às cegas com chocolates ao leite industrializados. As amostras foram avaliadas quanto ao aspecto visual, aroma, textura e sabor. Confira o resultado aqui.
Qual é a melhor barra de chocolate branco?
Apesar do que dizem, chocolate branco é, sim, chocolate, e para descobrir quais marcas oferecem os melhores do mercado, o Paladar realizou um teste às cegas com 12 amostras, todas de chocolate branco puro. As barras foram avaliadas quanto ao aspecto visual, aroma, textura e sabor. Veja o resultado aqui.