A poucos dias do Natal, o planejamento da ceia exige alguns cuidados para que tudo esteja perfeito. E uma dessas precauções se refere ao espumante, bebida tipicamente comemorativa e fiel convidada das celebrações de final de ano.
Isso porque uma das dúvidas mais frequentes na ceia é como abrir o espumante corretamente, já que muitas pessoas podem ter dificuldade em estourar a bebida. Pensando nisso, chamamos uma especialista para te dar dicas que deixarão sua celebração perfeita. Confira:
Como abrir o espumante
Para você que não quer passar sufoco na hora de abrir o espumante, a especialista em vinhos Suzana Barelli, explica na matéria de Chris Campos para o Paladar que aquela cena famosa de chacoalhar a bebida para celebrar só serve para a estética e para perder metade do líquido que está na garrafa.
Por isso, para evitar desperdício e acidentes com a pressão da rolha, o ideal é retirar o papel metálico e colocar o dedo em cima da rolha enquanto desprende a gaiolinha de metal.
Após esse passo, você gira a garrafa enquanto ainda continua com o dedo em cima da rolha enquanto a empurra. A especialista também dá a dica de colocar um pano de prato invés do dedo para facilitar o processo.
Por que os espumantes possuem borbulhas?
Para responder essa dúvida, a especialista volta ao processo deste tipo de “vinho espumante”: na maioria das vezes, o rótulo passa por duas fermentações.
A primeira é a que origina todos os vinhos ao deixarem as uvas fermentarem em ambientes abertos. Após esse processo elas criam o vinho-base do espumante que é deixado para ser fermentado novamente, mas, agora, em ambientes fechados.
Com isso, o gás carbônico é liberado no processo de fermentação das leveduras e ocasiona as famosas borbulhas.
Teste do espumante
Agora que você sabe como abrir o espumante corretamente, o que acha de conferir quais são as melhores marcas da bebida que estão no mercado atualmente? Clique aqui e confira mais.