As esfihas podem ter uma variedade de recheios, como carne, espinafre, zaatar e, claro, queijo. Apesar de o recheio de queijo também ser encontrado na culinária árabe, no Brasil houve uma adaptação e diveros tipos de queijos podem ser utilizados no preparo.
Para fazer a tradicional esfiha aberta de queijo com um toque brasileiro, a professora Paula Martins Chueri, do Senac, deu algumas dicas e passou uma receita simples e prática. Confira a receita completa aqui.
Ingredientes
- Massa: farinha de trigo, sal, açúcar, fermento biológico seco e água.
- Recheio: queijo ralado e queijo mussarela ralado
Preparo
Para a massa, separe a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela e misture. Acrescente o fermento seco e derrame metade da agua da receita. Vá misturando e acrescentando o restante da água aos poucos, até o ponto desejado.
Segundo a especialista, a massa não deve estar muito pegajosa e nem seca demais, por isso controle a quantidade de água. Sove até desenvolver o glúten, quando a massa passa a ter ponto de véu. Abra a massa e incorpore a banha. Sove novamente até a gordura ser absorvida. Verifique novamente o ponto de véu e deixe descansar por 10 minutos coberta na bancada.
Separe a massa boleando em 80 gramas cada porção. Imediatamente abra a massa, recheie e feche de acordo com a modelagem desejada. Leve para assar a 200°C até dourar.
Já para adicionar o recheio à receita, rale os queijos e misture com cheiro verde. Caso precise, acrescente o sal e a pimenta do reino para finalizar.
Mais receitas práticas de esfihas
Esfiha fechada de carne
A esfiha fechada de carne é uma releitura da clássica receita de esfiha árabe, sendo uma ótima opção de lanche e refeição rápida. Veja a receita completa.
Esfiha de calabresa
A esfiha de calabresa é uma variação deliciosa desse tradicional prato da culinária árabe. Com massa macia e recheio saboroso, essa versão oferece um toque especial e picante. Veja a receita completa.