Especialistas do Guia dos Vinhos de Paladar elegeram alguns dos melhores rótulos de Portugal. Os dois primeiros são tintos (Cálem Curva 2020 e Vadio Tinto 2017), seguidos por um branco (Casa da Passarella A Descoberta Colheita 2021). Embora esses estilos sejam os destaques do guia, os rosés estão ganhando espaço no mercado vinícola do país e seguindo as preferências do público, especialmente na região de Douro, conforme menciona a colunista Gisele Rech.
Douro em Tons de Rosé
Uma prova da ascensão dos vinhos rosés entre os produtores de Douro é a iniciativa ‘Douro em Tons de Rosé’ em sua terceira edição neste ano, que ocorre em junho. Realizada pela produtora Justina Teixeira e a Câmara do Mesão Frio, o objetivo é reunir os produtores da região para que apresentem as suas bebidas desse estilo.
Degustações
A iniciativa é dividida em etapas. Primeiro, um barco com trajeto pelo rio Douro leva os produtores e os interessados nesse universo para extensas conversas sobre as produções. Além dos novos, os vinhos já produzidos são experimentados para revelar nuances distintas nas bebidas e mostrar possíveis evoluções. O encerramento promove uma degustação mais ampla com todos os participantes.
Rosés do Douro
Os rosés do Douro têm algumas características únicas. A primeiro delas é a coloração de cada produção. Embora sejam do mesmo estilo, os tons finais podem ser bastante distintos. Além disso, nessa região, as possibilidades do vinho são mais exploradas, o que promove experiências diversas. Leia o conteúdo na íntegra.
Guia dos Vinhos
O diferentes estilos de vinhos, sejam brancos, tintos ou rosés, são explorados neste Guia dos Vinhos de Paladar em todas as suas características mais importantes, assim como as referências e os termos mais comuns relacionados a eles. Acesse agora mesmo.