A paçoca de carne é um prato tradicional brasileiro, combinando carne seca desfiada e farinha de mandioca. Uma iguaria que traduz a essência da culinária regional.
De acordo com a repórter Adriana Victorino do Estadão, os amantes desse quitude podem ficar bem animados pois o município de Boa Vista, em Roraima, pode se tornar a capital nacional da paçoca de carne com farinha. A proposta foi realizada pelo deputado federal Stélio Dener (Republicanos - RR), e o projeto defende que a cidade seja reconhecida pelo símbolo que a receita representa à culinária roraimense.
Além disso, uma lei municipal de 2022 reconheceu a paçoca de carne de sol como Patrimônio Cultural e Imaterial de Boa Vista. Em junho deste ano, a cidade também entrou para o livro dos recordes ao produzir a maior paçoca de carne do mundo.
Receitas
Paçoca salgada de carne-seca
Separamos duas receitas para você preparar em casa. Quem ensina a receita é a chef Heloisa Baccelar que manteve a simplicidade do prato ao lado de apenas oito ingredientes e um passo a passo completo. Veja mais neste link.
Paçoca de amendoim fácil
Essa outra sugestão nos faz voltar para a paçoca clássica e muito querida no país. O modo de preparo foi explicado pelo Instituto Gourmet Brasil, ao lado de quatro ingredientes e cinco passos fáceis, você vai arrasar com essa outra receita. Veja a matéria completa neste link.
Qual é a melhor paçoca do mercado?
Por fim, o Paladar testou ao lado de um grupo de especialistas as melhores marcas de paçoca do mercado. Ao todo foram onze marcas avaliadas às cegas. O top três trouxe Dadinho, Amor e Paçoquita. Saiba mais neste link.