Muito se fala sobre saúde intestinal e como os alimentos fermentados, como o kefir, são benéficos para o órgão. Mas esses alimentos são mais eficazes do que imaginamos e até podem contribuir para a saúde mental.
Isso ocorre porque existe uma ligação entre o intestino e o cérebro e quanto mais saudável for a flora intestinal, mais protegido estará o sistema nervoso, segundo um trabalho de centros de pesquisa irlandeses publicado no periódico Neuroscience & Biobehavioral Reviews.
Uma prova disso é quando há presença de disbiose (quando micróbios patogênicos estão em vantagem) como essas substâncias nocivas geram riscos se passearem pela circulação, desencadeando processos inflamatórios capazes de chegar ao cérebro.
Essas substâncias podem causar prejuízos cognitivos e aumentar a possibilidade de transtornos como ansiedade e a depressão. Portanto, um intestino saudável ajuda na integridade do órgão, o que impede esses micróbios patogênicos de chegarem às funções cerebrais
Kefir
Na receita desse alimento de origem milenar, entram os grãos de kefir, ou seja, partículas que abrigam bactérias e leveduras probióticas. Esses grãos fermentam leites, bebidas vegetais e até água, nas versões veganas.
Ele pode ser preparado em casa, mas é essencial seguir à risca as regras higiênicas para evitar contaminação, já que qualquer deslize resulta em sabor e aroma ruins. Já existem opções industrializadas do produto, o que pode facilitar a vida do consumidor.
Como faze kefir?
No mercado já existem produtos à base de kefir em versão industrializada, mas também é possível prepará-lo em casa para fazer coalhadas, iogurtes, refrescos e muito mais. Para cada uma dessas opções, você pode conferir instruções de especialista. Confira aqui.
Outros alimentos fermentados
Conheça outros alimentos fermentados que contribuem para a saúde mental e intestinal, além de aprender como usar eles no dia a dia. Você pode descobrir mais sobre Kefir, kimchi, kombucha, vinagre, iogurte entre outros aqui.