A coxinha é um aperitivo brasileiro que conquista vários paladares por si só. Geralmente combina uma massa crocante por fora e um interior elaborado com frango desfiado cremoso e bem temperado, às vezes complementado com catupirty - é de dar água na boca.
Além dos seus ingredientes, o passo a passo requer pontos importantes para garantir toda a suculência do petisco. No entanto, nem sempre ao dar uma mordida nos agradamos do resultado de uma coxinha.
Para garantir a experiência agradável no paladar, que também possa ser alcançada em casa, os chefs Norberto D’Oliveira, do Frangó, e Tarcisio da Silva, da Padaria Bella Paulista, compartilharam com o Paladar os segredos para conseguir a coxinha perfeita. Leia o conteúdo na íntegra.
Segredos revelados: ingredientes e massa
Para o chef Norberto D’Oliveira, utilizar ingredientes de qualidade é um dos quesitos cruciais que contribuem para o resultado de uma coxinha perfeita. Claro, os processos são importantes, como uma boa sova, mas os elementos frescos também têm certa influência.
Já para o chef Tarcisio da Silva, a massa, o recheio e o processo de empanar a coxinha precisam ser bem feitos para ter um resultado satisfatório. A massa precisa estar lisa e sem grudar na mão e, ao ser empanada, estar completamente coberta, enquanto o recheio deve apresentar suculência.
E a fritura?
Agora, o que ambos chefs concordam é que a fritura deve ser feita com cautela. E por isso até ganhou um espaço exclusivo neste texto. A recomendação é fritar a coxinha pouco antes de servir para que ela fique quente. Antes disso, você deve se atentar a temperatura do óleo, assegurando que ela não fique crua por dentro e nem chegue a queimar.
Mão na massa
Agora que você conhece alguns truques para conseguir fazer a coxinha perfeita, é hora de colocá-los em prática. Você pode fazer isso em casa, seguindo o passo a passo de Paladar que te ajuda a caprichar na massa, recheio e finalização. Veja a receita completa aqui.