Nem o filé mignon, nem a costela foram os escolhidos. A picanha foi eleita como o melhor prato do mundo em ranking do TasteAtlas. A plataforma, que lista as melhores receitas e regiões gastronômicas, definiu a carne como “um corte fresco de carne bovina que é especialmente popular e muito valorizado no Brasil.”
O corte conhecido em todo o país recebeu nota média de 4,75 estrelas entre as avaliações deste ano na plataforma, de um total de 5 possíveis. Com isso, a picanha conquistou o primeiro lugar na categoria de melhores pratos TasteAtlas Awards 23/24.
Picanha no churrasco
Uma das principais escolhas para o churrasco, o TasteAtlas destaca que “a carne é primeiro grelhada e depois cortada em fatias. Este corte tem pouca gordura na carne, então deve ser cozido perfeitamente para não ficar duro. No Brasil, todo churrasco tem picanha, e todas as melhores churrascarias têm picanha em seus menus.”
Receitas com picanha
Picanha ao vinho
Entre os segredos da preparação desse prato, está temperar a picanha na véspera do dia que será consumida para ter uma carne mais saborosa e macia. Veja a receita completa.
Bolinho de picanha
Perfeito para servir como petisco, esse bolinho é delicioso e pode ser consumido depois de frito ou guardado no congelador para um outro momento especial. Veja a receita completa.
Picanha ao molho de gorgonzola
A picanha fica ainda melhor quando acompanhada com o molho de gorgonzola, que traz um toque especial ao sabor do corte. Veja a receita completa.
Como funciona o ranking do TasteAtlas?
O TasteAtlas é um ranking feito a partir da avaliação de usuários do site, que dão notas de 0,5 a 5 para uma variedade de pratos típicos de países ao redor do mundo. Para montar os rankings, a plataforma reúne a média das notas recebidas por cada prato e, a partir disso, divulga listas que podem comparar diferentes receitas e regiões gastronômicas, como o “melhor prato do mundo”.