Em geral, a couve é um vegetal que agrada pela facilidade de preparo, além de complementar pratos adicionando sabores e texturas diferentes. Mas além dessa praticidade, a couve, também é muito benéfica para o organismo ao carregar uma potente composição.
Veja abaixo os benefícios da couve em mais de um tipo, além de conhecer mais sobre seus sabores e as melhores formas de trabalhá-los na cozinha para incluir em uma alimentação, colocando tudo em prática em receitas fáceis.
Benefícios da couve
Segundo a matéria de Regina Célia Pereira ao Estadão, na editoria Saúde, a couve-manteiga, por exemplo, é rica principalmente em vitamina C e outros nutrientes. Já a couve-de-bruxelas tem grande quantidade de isotiocianatos na composição, que é benéfico para o corpo.
Entre os benefícios, esses compostos podem melhorar o trânsito intestinal e favorecer a microbiota, especialmente quando aliados a uma dieta equilibrada, prática de exercícios físicos e hidratação adequada.
Como incluir a couve na alimentação?
A couve-manteiga é típica da culinária mineira e é bastante refogada quando está presente em um prato. Já a couve-de-bruxelas, caracterizada pelo amargor, serve para complementar pratos e saladas. Aprenda abaixo receitas com couve:
Wrap de atum com folha de couve-manteiga
Essa receita simples, ensinada pela professora de nutrição Driele Cavalcanti, precisa de poucos ingredientes e tem um passo a passo fácil. Veja a receita completa aqui.
Suco de couve
Além de couve, essa receita de suco inclui também laranja, batata doce, hortelã e gengibre, um combo de ingredientes saudáveis e saborosos em conjunto. Veja a receita completa aqui.
Bacalhau frito com cebolada, pimentões e couve
O bacalhau, típico de fim de ano, combina com couve e outros ingredientes, um conjunto que pode fazer parte da sua alimentação como uma refeição completa. Veja a receita completa aqui.